O uso de recursos audiovisuais como estratégia que contribui para a relação ensino-aprendizagem é algo bastante difundido e reconhecido no âmbito pedagógico. Utilizadas por escolas e universidades, as produções audiovisuais propõem o diálogo entre ciência e arte, sendo capaz de promover a reflexão e a transmissão de saberes. Desde 2016, o projeto “Cinema e História”, no campus de Vitória da Conquista vem promovendo atividades dessa natureza. Para além disso, o projeto surge com a proposta de perceber as semelhanças e diferenças na abordagem dos fenômenos sociais por essas duas áreas do conhecimento.
As atividades do projeto são realizadas a partir de um tema-chave definido, previamente, para cada ano. “Ditaduras na América Latina, África e Portugal” e “A Revolução Russa em Foco” foram os temas de 2016 e 2017, respectivamente. Este ano, o “Cinema e História” trouxe para o centro de suas discussões o tema “A Primeira Guerra Mundial: cem anos depois”.
O projeto foi criado pelo professor Belarmino de Jesus Souza, do Departamento de História (DH), e conta, hoje, com a vice-coordenação do docente Jorgeval Borges, também vinculado ao DH. Segundo Borges, relacionar o conhecimento acadêmico e a arte no campo da produção histórica contribui para ampliar as possibilidades de interpretação dos processos históricos.
“A produção cinematográfica não é vista como algo complementar ou reprodutora da perspectiva historiográfica. Trata-se de ver o cinema como uma produção de conhecimento própria. O elemento pedagógico se situa na capacidade da arte em proporcionar elaboração de conhecimento, permitindo reflexões e inferências teóricas àqueles que dela usufruem”, destaca Borges.
As ações promovidas envolvem, principalmente, exibições de filmes seguidas de comentários e debate entre o público, convidados e/ou a equipe executora do projeto. Durante o ano, também são realizados minicursos e mesas-redondas acerca da temática em foco.