Em setembro e outubro, o Cinema na Uesb, ação contínua realizada pelo Programa Janela Indiscreta, apresenta a mostra temática “As potências do falso no cinema”, em quatro sessões, sempre às terças-feiras, às 19 horas, na Sala de Projeção Jorge Melquisedeque, campus de Vitória da Conquista.
A ideia da mostra toma de empréstimo o conceito “potências do falso”, cunhado pelo filósofo Gilles Deleuze, a partir da sua intercessão com a filosofia nietzschiana e o conceito de vontade de potência. O sentido vem atrelado a uma vontade artística, uma vontade criadora de mundos e modos de existência, promovida pela sétima arte. Assim, as potências do falso no cinema referem-se a uma capacidade imagética de criação que rompe com os critérios possíveis de discernimento entre categorias como real e imaginário, verdade e falsidade, objetividade e subjetividade, essência e aparência, quebrando, portanto, com essas dicotomias.
A curadoria é dos doutorandos em Memória: Linguagem e Sociedade da Uesb, Amanda Ávila e Danilo Lobo. De acordo com os curadores, os filmes selecionados na mostra apresentam potencialidades que promovem a problematização de categorias como verdade, homem verídico e mundo verdadeiro, instaurando um estranhamento no espectador e levando-o à dúvida. Todas as exibições são seguidas de comentários feitos por convidados e abertos à participação do público. A entrada é gratuita. Mais informações, no Janela Indiscreta, pelo telefone (77) 3425-9330.
Confira a programação.