Bahia, Minas Gerais, São Paulo. Maiquinique, Porto Seguro, Vitória da Conquista. Esses são alguns dos lugares de origem dos novos alunos da Uesb, que acabaram de ingressar no semestre 2018.1. Nesta quarta-feira, 4, os colegiados de Itapetinga promoveram atividades para os recém-chegados na Universidade e, também, para os discentes de semestres anteriores. O objetivo foi apresentar a estrutura do campus e debater sobre os papéis da formação universitária.
O curso de Pedagogia iniciou suas atividades com uma palestra do professor do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL), Adenilson Cunha, sobre a formação do pedagogo e suas áreas de atuação. “A pedagogia tem de ser um espaço de luta e resistência; precisamos assumir a condição de pedagogo e isso começa ao ampliar as nossas perspectivas de atuação. Necessitamos abandonar a visão limitante que nossa carreira está ligada apenas à educação. Temos pedagogos na Polícia Federal, INSS, Ministério Público e, também, na área hospitalar”, afirma Cunha. O professor ainda ressalta que pensar em outras formas de atuação contribui para a continuidade dos discentes no curso e, por consequência, maior possibilidade de inserção no mercado de trabalho.
A coordenadora da graduação em Pedagogia, Edmacy Quirina, avalia esse momento de integração como fundamental para o início do semestre: “Nosso intuito é tornar a primeira semana de aula produtiva e integrar professores e alunos. A nossa rotina pode nos distanciar, então, essas atividades servem para compartilharmos saberes”, diz. A estudante de pedagogia, Mariana Hoschette, afirma que “a palestra reafirmou [sua] decisão de atuar em instituições”, se autodefinindo como futura concurseira da Pedagogia. Já Sillas Oliveira, também discente, pretende seguir a docência, sem perder de vista a pesquisa. “Atualmente, já pesquiso na área de educação ambiental, sou monitor e participo de um grupo de pesquisa”, afirma.
Em campo – Andar pela Universidade, conhecer os laboratórios, entender a dinâmica das estruturas, observar os animais, pisar na terra. Essas atividades foram realizadas pelo colegiado de Zootecnia com o objetivo de familiarizar os ingressantes no ambiente rural, como conta Márcio Pedreira, coordenador do curso. “Apresentamos aqui os caminhos de pesquisa que esses alunos podem seguir. Além da interação, mostramos as perspectivas de uso do que eles vão aprender nas disciplinas base do curso”, salienta Pedreira. O ingressante, Iuri Pires, diz que por pertencer à região circunvizinha, Maiquinique, observa uma demanda de profissionais que atuem focados na cadeia produtiva animal, como é o caso de zootecnista, por isso sua escolha no curso.
Os demais colegiados de Itapetinga também estão promovendo ao longo da semana atividades de integração com os novos alunos, além da participação do corpo técnico, docente e demais alunos dos cursos. Dentre a programação, ainda está prevista a visita guiada à Biblioteca Regina Célia Ferreira Silva (BIRCEFS), agendada por cada colegiado.