Discutir a relação entre Brasil e Portugal a partir de perspectivas variadas, como cultura, economia, política e educação. Esse foi o propósito do 5º Colóquio Brasil e Império Português – Da modernidade à contemporaneidade, que aconteceu nos dias 18 e 19, no campus de Vitória da Conquista. A programação do evento foi composta por mesas-redondas e sessões de comunicação apresentadas por alunos e egressos do curso de História da Universidade.
O evento reuniu pesquisadores e estudantes que investigam temas envolvendo a relação entre Brasil e Portugal. Dentro dessa temática, foram apresentados trabalhos voltados para o sertão da ressaca, que dizem respeito à história de Vitória da Conquista e região. Foi uma oportunidade de compartilhar o conteúdo de pesquisas já consolidadas, desenvolvidas por pesquisadores experientes, assim como conteúdos apresentados por discentes da graduação, da iniciação científica e da pós-graduação. “É um espaço importantíssimo para que a gente possa dar visibilidade aos trabalhos dos nossos alunos”, considerou a professora Grayce Santos, que compôs a coordenação do evento.
O Professor Luís Otávio Tasso, da Universidade de São Paulo (USP), participou da mesa-redonda “Relações econômicas entre Brasil e Portugal: séculos 18 ao 20”, na qual tratou do assunto “Entre Metrópole e Colônia: O governo econômico do Império Luso-Brasileiro”. Na sua exposição, o professor falou sobre o governo econômico do reino de Portugal, levando em consideração outros aspectos da sociedade, como situação administrativa, justiça, defesa, religião, política e outros.
Os dois países possuem uma trajetória histórica que se mistura e isso é importante para ambos. O professor lembrou que questões como língua, cultura, literatura, comida e tradições são pontos que os unem e ele não acredita que seja interessante romper os laços culturais entre os países. “A gente tem que valorizar o que é possível. A história tenta fazer isso, a leitura do passado valorizando o que deve ser valorizado e criticando e propondo novas interpretações para o que deve ser feito”, concluiu o docente.
Sobre o Colóquio – O primeiro Colóquio Brasil e Império Português aconteceu em 2010 e já foi realizado em dimensão internacional. A proposta do evento é integrar diversas áreas para falar sobre essa relação entre Brasil e Portugal. Nesta edição, professores das áreas de História do Brasil, História Moderna e História Contemporânea se uniram para a concretização da ação, mas várias outras áreas da História também estiveram presentes na programação. Em edições anteriores, outras áreas das Ciências Humanas também participaram da construção do evento, como Literatura e Antropologia.