Começou nessa segunda, 13, em Jequié, a 13ª Semana de Enfermagem, promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-BA), em parceria com a Uesb, faculdades, escolas técnicas de Enfermagem e instituições públicas de saúde. A solenidade de abertura foi realizada no Auditório Professor Manoel Sarmento, campus de Jequié.
De acordo com os organizadores, estão inscritos no evento cerca de 400 participantes. Para eles, estão sendo ofertadas 16 oficinas temáticas, como Código de Ética em Enfermagem; Biossegurança; Gênero; Saúde e Violência contra mulher. Além disso, a Semana conta com espaço para apresentação de trabalhos científicos, entre outras atividades.
O membro fiscal do Coren-Ba, Renato Souza Santos, lembrou que a 13ª Semana acontece em comemoração ao mês da Enfermagem. Ele destacou ainda o seu intuito principal: “o objetivo do evento é discutir o tema central, que é ‘uma voz para liderar – saúde para todos’. E o profissional da Enfermagem é o protagonista da saúde. Aqui estamos dialogando como está sendo a prática da Enfermagem, o que precisa melhorar”.
Luis Rogério Cosme, egresso da graduação em Enfermagem da Uesb, hoje Conselheiro do Coren e professor da área na Universidade Federal da Bahia (Ufba), participou da abertura do evento. Na oportunidade, ele destacou algumas perdas da categoria, nos últimos anos. “Em termos de direitos sociais, nosso Sistema Único de Saúde (SUS) está sendo ameaçado. Depois vem uma lei das terceirizações. E a Enfermagem está dentro deste contexto de desconstrução e perdas de direitos trabalhistas. Daí, a necessidade de se discutir o protagonismo da Enfermagem e a capacidade de liderança não só no trabalho, mas na sociedade em geral”, afirmou o palestrante.
Mestre em Enfermagem pela Uesb, o enfermeiro Randson Souza Rosa elogiou a Semana e lembrou que o evento está trazendo várias abordagens importantes da Enfermagem. “Inclusive, atualizando todo o corpo acadêmico dos cursos ao mostrar qual o papel do enfermeiro na sociedade. Enfermagem não é só a parte clínica, mas a parte social também”, declarou.