Começou nesta quarta, 18, no campus de Jequié, a série de cursos sobre “As cinco matrizes pedagógicas do Movimento dos Sem Terra (MST): quando a escolarização não basta”. Orientado pela professora Tânia Torreão e coordenado pela discente de Pedagogia Monaliza Simões, o primeiro curso, com 103 inscritos, abordou “A Pedagogia da Luta Social”.
Antes dos trabalhos, foi distribuída uma cartilha aos participantes com os cinco tópicos que serão desenvolvidos até novembro de 2018: a pedagogia da luta social; a pedagogia da organização coletiva; a pedagogia da terra, a pedagogia da cultura; e a pedagogia da história. Nessa cartilha, constam os objetivos, metodologia, público-alvo, cenário/contexto, justificativa e bases teóricas dos cursos.
Os objetivos dos organizadores são apresentar a proposta pedagógica do MST, ampliar conhecimentos acerca da pedagogia desse movimento social e problematizar o ca ráter inovador dessas cinco propostas. O evento começou com a professora e a discente explicando as diferenças entre a prática Pedagógica e prática Educativa.
De acordo com o material apresentado pela discente Monaliza Simões, a prática pedagógica é marcada por uma intencionalidade, tanto quanto a prática educativa, no entanto, há uma diferença fundamental. A prática pedagógica precisa de uma autorização do aparelho, do sistema escolar para acontecer. A prática educativa não, esta não precisa do sistema escolar, aonde quer que ela aconteça. Segundo a professora Tânia Torreão, deve-se entender as diferenças em relação aos lugares de produção das práticas, localizar os lugares onde elas acontecem, e quem realiza essas práticas pedagógicas. “A prática pedagógica é autorizada, inclusive, por um profissional de Educação. Já a prática educativa, prescinde do espaço escolar, essa pode acontecer em qualquer lugar, e por isso que a prática educativa é considerada pelo MST o centro nervoso do processo de educar”, explicou Torreão.
No último curso, que será nos dias 14 e 15 de novembro, os alunos terão uma bagagem de conhecimentos teóricos e práticos sobre as cinco matrizes pedagógicas do MST, além de saber um pouco sobre as marchas, assentamentos, gritos, cultivos coletivos, reforma agrária e propriedade privada.