Estabelecida como uma língua franca no mundo, a língua inglesa é vista como parte essencial da formação acadêmica e profissional. Por isso, o Centro de Aprendizagem Autônoma de Línguas Estrangeiras (Caale) vem desenvolvendo, desde 2014, o projeto Communication Café, que retomou suas atividades semestrais na manhã desta terça, 10.
A proposta da atividade é criar um espaço no qual seja possível, de forma colaborativa, estabelecer conversações em língua inglesa. Estudante da licenciatura em Letras Modernas, Lucas Alencar já participa do projeto há mais de três anos. Para ele, a iniciativa preenche um espaço ausente para aqueles que desejam trabalhar a fluência do idioma. “É muito difícil encontrar um espaço, tanto na Universidade, quanto fora do ambiente acadêmico, no qual você possa praticar o inglês. O Communication Café foi o lugar que eu encontrei para aprender mais sobre a língua”, declarou.
Metodologia colaborativa – Os encontros acontecem todas as terças, no próprio Caale, e tem duração média de uma hora e meia. Não existe restrição em relação ao nível de conhecimento da língua para participar, o importante é o desejo em aprender e se comunicar por meio do inglês. “A dinâmica funciona como um bate-papo colaborativo. Às vezes, um que sabe mais auxilia o outro”, explicou a professora Clarissa Costa, coordenadora do projeto.
Não existe avaliação formal, mas é perceptível, segundo a professora, um aumento no interesse pela língua naqueles que participam dos encontros. “É possível notar alunos de outros cursos criarem um grande interesse pela língua inglesa ou passarem a entender a importância dessa língua para eles no mercado de trabalho ou numa pós-graduação, por exemplo”.
O projeto segue durante todo o semestre letivo, sempre às 10h30, nas terças. Para participar, basta comparecer ao Caale, localizado no 1º andar do Módulo de Laboratórios Professora Amélia Barreto, campus de Vitória da Conquista.