Buscar compreender o cenário internacional, como ele influencia a economia brasileira, e apresentar essa contextualização aos novos alunos. Com essa proposta, o curso de Ciências Econômicas, campus de Vitória da Conquista, promoveu, nessa segunda, 23, a palestra “A Economia Internacional no Contexto Atual e os Desafios à Economia Brasileira”.
Segundo o coordenador do Colegiado do curso e organizador do encontro, professor José Antônio Gonçalves, são diversas as questões que refletem na economia de um país. Ele exemplifica: “Algumas decisões, como a do governo norte-americano em sobretaxar ou taxar os produtos que os países exportam para lá, afetam diretamente as economias nacionais, como do Brasil, podendo gerar desemprego, reduzir o volume de exportação, diminuir o número de divisas entrando no país”.
Nesse sentido, o professor destaca como é importante que os novos alunos comecem a perceber a influência do resto do mundo na economia brasileira. “Para conseguir entender as teorias, os conceitos, é preciso entender um pouco essa relação de outros países com a economia do Brasil”, complementou.
O tema foi abordado pelo professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Uallace Moreira Lima. Ele explica que geralmente a economia internacional é um tópico mais avançado, no entanto, entende que os estudantes devam ter esse contato inicial, até mesmo para a compreensão e atuação regional. “É extremamente importante que os alunos tenham uma dimensão de como funciona a lógica do comércio internacional e assim, a partir disso, entender qual a posição do Brasil hoje e pensar em políticas de inserção. Na minha visão, é uma dimensão muito marginalizada dentro do debate econômico e até político mesmo. Se você pegar o cenário eleitoral, não vê ninguém falando sobre política externa”, argumentou.
Lembrando que a atividade integra as comemorações pelos 20 anos do curso de Ciências Econômicas, o professor – que é pesquisador visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) – concluiu: “em um cenário tão controverso no sentido de restrições financeira e orçamentária, a Uesb é muito feliz em promover esse tipo de evento para vários alunos, com a participação de professores, trazendo para o debate, em um aspecto crítico, temáticas relevantes para o país”.