Na Uesb, a alternativa aprovada para retomada das aulas, durante a crise mundial de saúde causada pela pandemia da Covid-19, foi a implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para isso, algumas mudanças foram fundamentais, como a garantia da permanência e implantação de vagas de monitoria.
Com aulas realizadas em ambientes virtuais acessíveis, o acompanhamento e suporte dos monitores de ensino tem sido essencial tanto para os alunos como para os professores dos três campi. No último semestre letivo, foram distribuídas 100 vagas para monitores de apoio aos docentes no uso de tecnologias digitais. Além disso, a Uesb contou com o auxílio de 532 monitores de disciplinas, dentre eles 330 bolsistas e 202 voluntários. Identificando a possibilidade de uma série de transtornos que o retorno das aulas de forma remota pudessem causar, a Universidade implantou também a monitoria de Psicologia, com foco no atendimento dos alunos.
Suporte longe das salas de aula – Ciente da importância e dos benefícios que os editais de Monitoria da Universidade trazem para monitores e alunos assistidos, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) buscou novas formas de implementar a iniciativa, mesmo em condições inéditas de aulas. Além do tradicional Edital de seleção de monitoria de disciplinas, foram mantidos e publicados novos editais, com foco na seleção de monitores para apoio aos professores e aos estudantes com deficiência.
“Ressaltamos o compromisso da Uesb, ainda que com atividades remotas na Graduação, de mantermos a responsabilidade da formação técnica, científica, pública, humana, ética, política e social. Esse é o compromisso institucional da nossa Universidade, que prima pela formação dos nossos estudantes”, pontua o pró-reitor de Graduação, Reginaldo Pereira.
Como foi ser monitor no ERE? – Monitor no último semestre letivo, Felipe Viana é estudante de Psicologia e conta: “a monitoria é uma política de acessibilidade dentro da Universidade que permite a troca e integração entre estudantes de diferentes turmas e até cursos. É uma iniciativa que faz jus ao papel da Universidade em compartilhar saberes, principalmente, para quem se interessa e pretende trabalhar na área da docência”.
Para ele, que monitorava a disciplina de “Testes Padronizados 1”, a experiência no atual cenário pode ser definida como algo totalmente inovador. Oferecida no quinto semestre, a disciplina consiste em um estudo teórico e técnico sobre avaliação psicológica por meio dos testes psicométricos aplicados e tratados de forma ética. “Um fator que facilitou a comunicação e realização da monitoria foi a disponibilidade tanto dos alunos em construir a monitoria quanto da professora orientadora. Sem a colaboração deles, o processo teria sido ainda mais árduo”, conta Felipe.
Raíssa Chaves, aluna de Matemática, no campus de Vitória da Conquista, foi monitora de ensino da disciplina “Desenhos Geométricos”. Com caráter prático, como explica a monitora, a disciplina busca relacionar os conhecimentos com desenhos, planos e formas geométricas, exigindo grande concentração e acompanhamento. Apesar de não poder desenvolver as atividades manuais em laboratório, “as outras atividades e aulas foram possíveis de manter, mesmo em modalidade virtual, seguindo o mesmo modelo do planejamento anterior”, afirma Raíssa.
Em condições de aulas remotas, a monitoria se fez ainda mais necessária, pois, uma parcela dos alunos não possuíam familiaridade com as plataformas digitais, nem saberiam como utilizar das ferramentas para solicitar ajuda e interagir durante as aulas. “Acredito que a monitoria é fundamental, principalmente no curso de Matemática. Sempre frequentei as monitorias e, agora, pude ser uma monitora. Consegui identificar nos alunos as minhas dificuldades durante o processo de ensino”, comenta a discente.
Novidade para 2020.1 – Para o próximo semestre, novos editais de seleção de monitores, com bolsas remuneradas, serão disponibilizados. No fim de janeiro, a primeira seleção aberta foi destinada a monitores de apoio aos novos alunos que chegam aos cursos de gradação da Universidade.
“É um desafio para a graduação iniciar um semestre com alunos novos e que entrarão na Instituição vivenciando essa realidade. Entendemos que as turmas de calouros necessitam de um apoio específico para que o sonho de muitos não seja frustrado. Queremos recepcionar esses alunos da melhor forma possível dentro da realidade vivenciada”, relata Luanda Lopes, gerente de Acesso e Acompanhamento. A seleção para monitores de disciplinas também contará com um novo Edital, ainda no início do semestre.
O retorno das aulas de graduação acontece no dia 18 de fevereiro, na modalidade de Ensino Remoto Emergencial. Todas as informações podem ser conferidas no site do ERE.