Em todo trabalho acadêmico, o planejamento é parte fundamental para um resultado satisfatório. Por esse motivo, os pesquisadores devem escrever um bom projeto, seja para elaboração de artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, teses, dissertações, entre muitos outros tipos de trabalhos acadêmicos. “O projeto precisa ser claro, conciso, demarcar os itens clássicos como, por exemplo, o objeto, a problemática ou questão de pesquisa, os objetivos”, explica o professor Cláudio Nunes, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uesb.
De forma simplificada, um projeto de pesquisa é um plano de trabalho, feito pelo pesquisador com base em uma pergunta problema. A partir dela, é preciso buscar a resposta em sua investigação científica, e o projeto irá detalhar o caminho que será percorrido para atingir esse objetivo. “Essa questão é, na verdade: uma pergunta cuja resposta ainda não existe. O projeto de pesquisa, então, será desenvolvido para responder a essa pergunta”, explica Nunes.
Com a pergunta problema bem estruturada, o pesquisador deve se atentar a elaboração dos objetivos específicos e gerais da pesquisa, que irão direcionar os próximos passos a serem tomados. Os objetivos serão necessários para deixar ainda mais claro, para o quem lê o projeto, o caminho que será percorrido por quem realiza a investigação científica, sendo responsável por melhor delimitar a temática geral da pesquisa.
Definida essa etapa, o objetivo deve ser comprovar ou não a hipótese de pesquisa, que é uma resposta formulada antes da realização da pesquisa. A hipótese precisa estar bem contextualizada histórica e socialmente, além de estar ancorada a um marco teórico, com autores que já pesquisaram sobre a temática anteriormente.
Terminada essa etapa, o pesquisador terá condições de decidir qual a melhor metodologia a ser utilizada para a sua pesquisa. A metodologia é responsável por definir a maneira como o trabalho será realizado, por meio de um conjunto de técnicas científicas. É por meio da metodologia, que a execução da pesquisa se dá de fato. É por ela que o pesquisador decidirá de que maneira se darão as etapas da pesquisa, responsáveis por alcançar os objetivos específicos e gerais estabelecidos anteriormente.
Aspectos a se considerar – O pesquisador deve se atentar, ainda, ao fato de que a pergunta elaborada precisa ter condições de ser respondida cientificamente e precisa trazer algum nível de ineditismo, contribuindo com questões com relevância social. O professor Marcus Lima, do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, exemplifica: “a minha pergunta não pode ser ‘por que o sol se levanta todas as manhãs?’, porque isso não é mais uma pergunta hoje. Isso já foi resolvido”.
Sabendo que a proposta de um projeto de pesquisa é a organização das etapas desse processo, é importante se pensar em algumas particularidades. “O projeto serve, sobretudo, para eu mostrar a alguém a pesquisa que eu quero realizar e como pretendo realizar esse processo. Assim, ela será aprovada”, aponta Lima.
“É importante levar em consideração o tempo que se dispõe para realizar a pesquisa e os custos que a pesquisa demanda”, ressalta Lima. Além disso, Nunes completa: “antes de iniciar o projeto, o pesquisador tem de ter claro o seu pertencimento teórico, metodológico, acadêmico e/ou social ao tema de pesquisa, pois o projeto não pode surgir do nada, ele surge de alguma relação que a pessoa ou o profissional tem com o objeto”.