O Serviço de Enfermagem, Médico e Odontológico (Seemo) do campus de Jequié realizou, nesta quarta, 31, vacinação contra hepatite B e testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis para a comunidade acadêmica. A atividade faz parte da Campanha Julho Amarelo de prevenção e combate às hepatites virais, em uma parceria da Uesb com a Secretaria Municipal de Saúde de Jequié e o Núcleo Regional de Saúde da cidade.
A enfermeira Maria Odete Gusmão, coordenadora do Seemo, discorreu sobre as ações: “A gente deu preferência à hepatite C ou hepatite B, porém, se o paciente achar que deve fazer os três testes, de HIV, sífilis e hepatites B e C ele faz. A equipe de saúde do município está aqui com a turma vacinando tétano, hepatite e a viral também”.
O servidor Enock Eduardo Filho aprovou a iniciativa. “É excelente que a gente tenha essa oportunidade de cuidar um pouco melhor da saúde e de estar fazendo essa checagem”, disse. A acadêmica de Teatro Iamara Dourado concorda: “Eu acho importante porque é uma forma da gente ficar consciente da nossa própria saúde. É uma coisa que faz a pessoa mesmo procurar atendimento, e como representante estudantil, uma forma de dizer para o restante dos alunos como é importante estar vindo fazer o teste, tomando vacina, cuidando da própria saúde, sem essa coisa de medo, sem essas superstições que a sociedade coloca na cabeça da gente”, revela.
O professor do Departamento de Saúde 1, Hector Luiz Munaro, também aproveitou a ocasião. “Fiz a atualização da minha carteira de vacinação. A gente vive em um ambiente universitário que tem pessoas de tudo quanto é lugar, do ponto de vista de preservação epidemiológica, então a imunização é importantíssima para que a gente evite epidemias que estão acontecendo em todo resto do Brasil”, afirma Munaro.
O enfermeiro Welf Santos, coordenador do Centro de Assistência e Tratamento Especializado do município de Jequié falou da importância da parceria entre a Secretaria de Saúde e a Uesb. “É sempre importante essas parcerias entre Instituições, principalmente com esse trabalho que estamos desenvolvendo na parte de prevenção. A Secretaria de Saúde tenta abranger o máximo possível de pessoas e essas parcerias ajudam nisso, na divulgação das ações de prevenção” conclui Santos.