Com o objetivo de colaborar com o debate científico e contribuir para o avanço da luta dos movimentos sociais pela Educação, será realizado, entre os dias 25 a 28 de agosto, o 3º Congresso Internacional e o 5º Congresso Nacional Movimentos Sociais e Educação. De forma virtual, os eventos terão como tema “Movimentos Sociais e Educação: a busca da unidade na diversidade”. Entre os eixos temáticos que integram o evento, estão: “Gênero, Gerações e Corpo na Contemporaneidade”; “Inclusão Social e Educação”; “Educação em espaços não escolares”, entre outros.
O termo “movimentos sociais” surgiu das lutas dos trabalhadores no mundo urbano-industrial e o evento busca fomentar a discussão sobre a temática, criando e fortalecendo redes de conhecimento em nível local, nacional e internacional, entre estudantes, profissionais da Educação Básica, grupos de pesquisas e militantes desses movimentos. Pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, militantes e profissionais da Educação Básica e Educação Superior são o público-alvo dos Congressos.
A programação completa está disponível no site do evento. Os interessados em submeter trabalhos para serem apresentados nos Congressos devem realizar as inscrições até 30 de junho. Já quem deseja lançar livro durante os eventos, o prazo para efetuar a inscrição vai até 15 de julho. Para participação como ouvinte, as inscrições seguem até 25 de agosto.
A atividade é uma ação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Uesb, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), com o Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade da Uesb e com a Rede Latino-americana de Pesquisa em Educação do Campo, Cidade e Movimentos Sociais.
Para mais informações, entre em contato com a comissão organizadora pelo e-mail movimentos.sociais.uesb@gmail.com.