Com o objetivo de regularizar o calendário acadêmico da Uesb, considerando os prejuízos decorrentes do período de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) se reuniu na manhã desta terça, 1º. O encontro debateu sobre a realização do próximo período letivo (2022.2) e a oferta de vagas ociosas por meio do Processo Seletivo Especial (PSE), além da adesão da Universidade ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Vestibular Uesb 2023.
O Conselho aprovou a proposta de planejamento acadêmico dos cursos de graduação para 2023, com a oferta simultânea dos períodos letivos 2022.2, para os alunos ativos e já aprovados para esse semestre (a partir de fevereiro), e 2023.1, apenas para ingressantes (em março). Foi deliberado, ainda, que no período letivo 2023.2, com previsão para agosto do próximo ano, será regularizado o calendário acadêmico para ambos os casos.
As discussões do Consepe também definiram que a Uesb ofertará vagas por meio do Sisu e do Vestibular no ano de 2023, para entrada em fevereiro e em agosto. Assim, os novos alunos já ingressarão com o calendário acadêmico regularizado.
Além disso, o próximo ano irá contar com mais duas formas de entrada para vagas remanescentes: a Seleção para Portadores de Diploma, que já está em andamento, e o Processo Seletivo Especial, que contará com regulamento próprio a ser divulgado em breve. Já nesses casos, os alunos cursarão o período letivo 2022.2, juntamente com os alunos ativos, os selecionados por meio de transferência e aqueles candidatos que já foram aprovados no Sisu 2022.2 e Vestibular 2022.
As vagas disponibilizadas serão definidas por cada Colegiado de curso. Dessa forma, todos os processos serão regulamentados em resoluções próprias, com os devidos detalhes e orientações. Acompanhe as informações no site da Uesb.