Refletir sobre o mercado e a sociedade voltada para o consumo. Essa é a proposta do 4º Encontro de Marketing Crítico, que acontece no campus de Vitória da Conquista até esta quarta, 23. “O Marketing é estruturado em cima do mercado, da mercadoria, da mídia e da relação de consumo. Quando esses processos entram em desequilíbrio, geram muitos efeitos negativos ao não se estabelecer esse tipo de relação, e aí gera frustração, depressão, podendo chegar, até mesmo, à questão do suicídio”, definiu o coordenador científico do Encontro e pró-reitor de Administração, professor Elinaldo Leal.
Sendo assim, para onde caminha a sociedade do consumo? O questionamento é o tema central do Encontro diante do amplo espectro de discussão possibilitado pela atuação do Marketing. “As relações que se estabelecem hoje na sociedade passam muito pela questão da relação de consumo e isso se expande pra vida econômica, política e interpessoal”, contextualizou o professor.
A sustentabilidade das relações de consumo e o seu impacto integram a abordagem proposta pelo Encontro. “Nós temos que ser críticos e reflexivos, no sentido de consumir aquilo que necessitamos e de valorizar produtos e serviços que não causam tão mal ao nosso meio ambiente”, comentou o coordenador do colegiado de Administração, professor William Figueira.
Para ele, o evento é para toda a comunidade. Participantes de áreas como Publicidade, Jornalismo e Psicologia, além de representantes de todos os cursos de Administração da cidade, ilustraram a amplitude do debate. “É uma rede interligada que envolve toda a sociedade”, completou.
Consumerismo – No painel de abertura do 4º Encontro de Marketing Crítico, que teve como temática “Compro, logo existo: as múltiplas facetas do consumo”, o professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Antônio Oscar Góes, apresentou dados sobre a realidade do mercado na contemporaneidade, destacando a importância do consumo racional, também chamado de consumerismo. “É uma tendência nova desse consumo em grande escala e massificado, a de um consumo mais racional, ecológico, verde e ecológico, com grande preocupação para a questão do prejuízo para o homem e para o meio ambiente”, explicou o docente.
Ante a presença do consumo na construção da modernidade, o professor lembrou da importância da difusão do conhecimento promovida pelo Encontro. “Hoje, o conhecimento não é só mais global, é local com a visão mais ampliada, no sentido de pessoas capacitadas que podem desenvolver e dar uma resposta às demandas da sociedade através da melhoria de produtos e serviços oferecidos pela disciplina ou pela área de conhecimento chamada Marketing”, concluiu.