Há cinco anos o Programa de Pós-Graduação em Ensino atende aos professores da rede de Ensino Básico de Vitória da Conquista e toda região, agora, para ampliar a oferta de vagas para esses profissionais, a Uesb assinou um convênio, nessa quinta-feira, 11, com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.
Nessa parceria, serão ofertadas 25 vagas para aqueles que atuam no Ensino Básico, como profissionais de Educação, entre outros critérios. Conforme pontua o coordenador do Programa, professor Benedito Gonçalves Eugênio, o processo será semelhante a outros processos seletivos regulamentados na Universidade para o acesso ao ensino da Pós-Graduação, sendo acrescentada a resolução pautada no convênio.
De acordo com Gonçalves, com esse convênio, as pesquisas serão mais direcionadas ao Ensino Básico. “Com isso, teremos uma atuação mais focalizada, mais direta, pensando em currículos e propostas de pesquisas mais focalizadas com a rede Municipal de Ensino”, explicou.
Para a prefeita em exercício do Município, Sheila Lemos, essa parceria favorece que mais crianças possam ter acesso a um ensino de qualidade. “O governo entende que a Educação é um bem maior, então como fazer para que essa educação chegue na ponta? É levando conhecimento, capacitando os professores e esse convênio irá fazer isso, capacitá-los para que chegue em nossas crianças. Por isso esse convênio com a Uesb é de suma importância”, comentou.
A proposta da existência do Programa de Pós-Graduação na Uesb está inteiramente ligada ao objetivo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de aprimorar a educação nos sistemas de ensino, como explica o reitor da Universidade, professor Luiz Otávio de Magalhães. Com esse convênio, o número de professores da rede de Ensino Básica, com a formação em Mestrado, aumentará em até um terço.
“A Capes é extremamente rígida nos seus critérios de avaliação dos cursos de Mestrado e uma das exigências é a demonstração de relevância social, no qual essa formalização do Programa de Mestrado em Ensino com uma rede da importância que é a de ensino público Municipal impacta”, explanou o reitor.
Outras informações sobre o Programa podem ser acessadas no site.