Pesquisar as diferentes percepções sobre a corrupção tem sido uma das tarefas de antropólogos nos últimos anos. Sendo assim, para contribuir com o tema, o Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS) realizou, no último dia 5, a palestra “Corrupção: Abordagens Antropológicas”, em parceria com o Museu Pedagógico – Casa Padre Palmeira.
De acordo com o organizador do evento, o professor José Alves Dias, o tema da corrupção está na atualidade e a análise dessa temática pelo viés antropológico é uma novidade, por isso o objetivo de trazer para o público uma discussão diferenciada sobre o assunto. “A questão da corrupção pelo viés jurídico entrou muito na mídia e muito se fala a respeito da prisão de corruptos, o que levou o país a refletir sobre suas próprias práticas. Nesse sentido, a discussão sobre a corrupção passa a ter outras abordagens, pois é preciso ter também a percepção de que, do ponto de vista da relação entres os homens, isso é uma prática que surge com a humanidade e por isso não deve ser vista como uma novidade”, defendeu o professor.
O evento contou com a participação do antropólogo, etnólogo e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Peter Scröder, que pontuou aspectos históricos de como a corrupção vem sendo tratada. De acordo com Scröder, corrupção é um tema relativo que já aparece, às vezes, com outras palavras na literatura dos filósofos gregos, na antiguidade, e o significado do termo corrupção mudou no decorrer do tempo. Segundo ele, não só os filósofos têm suas visões, mas também os cientistas políticos, os economistas, os sociólogos, o banco mundial e sobretudo os juristas também, o que torna o conceito polissêmico.
“Existem curiosidades dos antropólogos de entrar nesse campo, pois eles começam a se interessar pelas percepções de corrupção, de entender como as pessoas ficam percebendo a corrupção e a define. Procuramos investigar o que a sociedade considera certo ou errado, como se constituem as ideias sobre dar e receber, por exemplo”, ressaltou o professor.