Visando otimizar a integração entre o Centro de Equoterapia de Jequié e todas as pessoas assistidas e envolvidas nos seus processos de trabalho, a Uesb, por meio do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Software (CPDS), desenvolveu e lançou o SigCEJ. O sistema é destinado a familiares responsáveis pelos assistidos, gestores, voluntários e profissionais que atuam no Centro de Equoterapia.
Sua função é automatizar os processos relacionados ao atendimento infantil, avaliação, elaboração de planos de tratamento, registro de atendimentos, entre outros. Além disso, o SigCEJ possui módulos essenciais para auxiliar os gestores em diversas atividades, como a administração de voluntários, as inscrições de famílias e assistidos, os prontuários dos pacientes, a gestão de atendimentos, as sessões de equoterapia e os agendamentos.
O SigCEJ foi lançado em um evento que aconteceu neste mês de dezembro. O momento contou com a presença de representantes da Uesb, do próprio Centro de Equoterapia, além do comando da Política Militar, parceira da iniciativa, e de professores e estudantes envolvidos no projeto.
Coordenadora do CPDS, a professora Claudia Ribeiro destaca que esta ação é uma forma concreta de retorno social da Universidade junto à comunidade. Com o SigCEJ, o Centro de Equoterapia de Jequié estará, cada vez mais, próximo da comunidade por ele assistida. “O sistema possibilitará benefícios concretos para seus usuários, tais como: maior eficiência e produtividade a partir da otimização dos processos de trabalho; redução de custos operacionais; maior integração com a comunidade assistida, melhoria dos processos de atendimento e acompanhamento, facilidade de acesso, entre outros”, afirma.
“O estreitamento de laços é muito importante, pois todos ganham, fortalece e valoriza o serviço prestado por nós, enquanto militares, à sociedade, principalmente às famílias com pessoas com deficiências, e à Universidade, que ganha mais campo de trabalho discente, não somente com o curso de Sistemas da Informação, como os demais ofertados. Esse vínculo é promissor, nos garante muito sucesso”, evidencia a coordenadora do Centro de Equoterapia, a subtenente Carla Christiane Meneses.
Criação – A ideia do sistema surgiu a partir da provocação de uma estudante do curso de Sistemas de Informação, voluntária do Centro de Equoterapia, junto à Gestão do Centro e do CPDS. Com isso, em 2022, após discussão conjunta entre o Centro de Equoterapia e o CPDS, foi dado início o processo de desenvolvimento da plataforma. A partir daí, o projeto do SigCEJ integrou o conjunto de projetos desenvolvidos pela Fábrica de Software do CPDS, um laboratório experimental de desenvolvimento de software que busca a integração da comunidade acadêmica junto à sociedade, com foco na responsabilidade social.
Para mais informações, acesse o site do CPDS ou entre em contato pelo telefone (73) 3528-9762.