Em 25 de junho de 1852, nascia, na Espanha, Antoni Gaudi. Mais tarde, ele se tornaria um famoso arquiteto, considerado o principal representante do Modernismo catalão. Conhecido mundialmente pelo seu estilo único, Gaudi imprimia em suas obras formas geométricas ousadas e originais. Mas como ele conseguia resultados tão precisos?
De acordo a professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (Ifba), Ana Karine Dias, em suas obras, Gaudi usava bastante cálculo. Ela, que é integrante do Programa de Extensão Atividades Colaborativas e Cooperativas em Educação (ACCE), vinculado ao Grupo de Estudos em Educação Matemática (Geem), e coordenadora do curso “(Se) Integre Duplamente as Superfícies Quádricas”, explica que o curso faz parte das atividades de pesquisa do doutorado que está sendo realizado no PEPG em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sob orientação do professor Saddo Ag Almouloud. A iniciativa busca mostrar o Cálculo Diferencial e Integral em uma interação com outras áreas de conhecimento.
Para isso, a ação tem como base o trabalho do arquiteto catalão. “Estamos trazendo o exemplo de Gaudi para mostrar que, em suas obras, tem cálculo, tem Engenharia, tem Arquitetura e tem Física, na questão do equilíbrio das forças”, explica a coordenadora. “Queremos mostrar um pouco do cálculo em outros contextos, diferentes daqueles que mostram a Matemática como algo abstrato”, completa Ana Karine.
Participam do curso, alunos de diversas graduações de Vitória da Conquista: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental, Arquitetura, Física, além de licenciandos em Matemática, como Mateus Coqueiro, que está no quarto semestre da graduação, na Uesb. “Por ser uma licenciatura, no curso de Matemática, vemos a parte de cálculo muito voltada para a teoria, nada muito aplicado, como no caso das Engenharias. Aqui, estamos tendo a oportunidade ver o cálculo empregado na prática do cotidiano”, comenta o estudante.
Etapas do curso – Ainda segundo Ana Karine Dias, o curso foi dividido em quatro encontros. No primeiro, realizado no dia 30 de março, os participantes foram levados a uma fazenda, onde eles puderam entrar em contato com o meio ambiente. “A obra de Gaudi foi toda baseada na natureza. Então, levamos eles para a natureza, para que verificassem como Gaudi se inspirou para fazer suas obras”, conta a coordenadora.
Nesse momento, foram apresentados a proposta do curso e o cronograma de atividades, além da primeira questão geradora: “saber como as obras de Gaudi resistiram ao tempo”, cuja resposta deve ser apresentada ao fim, utilizando a Matemática. Já no último sábado, 6, os alunos participaram de uma mesa temática, intitulada “Interação do Cálculo Diferencial e Integral com as diferentes áreas de conhecimento: possibilidade e perspectivas”, na qual profissionais de várias áreas falaram sobre o uso do cálculo no exercício da sua profissão.
“Proporcionamos um diálogo entre as áreas que utilizam o cálculo como instrumento no seu exercício diário, com o objetivo de trazer elementos dessas áreas para o ensino e a aprendizagem dos alunos”, reforça Ana Karine. O curso “(Se) Integre Duplamente as Superfícies Quádricas” segue com novas atividades até o dia 27 de abril, conforme o cronograma disponível aqui.