Na última sexta-feira, 12, foi realizado, no campus de Vitória da Conquista, o plantio de árvores de espécies nativas. A iniciativa, liderada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGCFlor), teve como objetivo contribuir com o favorecimento do sombreamento, ornamentação e, principalmente, questões ambientais.
A ação surgiu após a necessidade da retirada de algumas árvores no local. Conforme o professor do Programa, Alessandro de Paula, eram árvores que passaram por um processo natural de envelhecimento ou aquisição de doenças, como pragas ou gomoses. “É importante entendermos que quando essas árvores já estão nessa fase, é necessário remover e fazer o que estamos fazendo aqui, que é realizar um novo plantio, para evitar acidentes, como queda de galhos em cima de carros ou pessoas”, explicou o professor.
Foram plantadas um total de 12 árvores, sendo seis mudas de ipês roxos e amarelos, duas quaresmeiras, duas louros pardos e duas ingás. Segundo Alessandro, todas as novas árvores foram produzidas no viveiro da Uesb, são adequadas ao ambiente e chegam a crescer até 9 metros de altura.
O curso de Ciências Florestais vem contribuindo, constantemente, no cuidado com o ambiente da Universidade, principalmente na produção de laudos técnicos que apontem os principais problemas que atravessam as árvores no campus. De acordo a professora Rita de Cássia de Paula, coordenadora do PPFCFlor, “estamos atentos em escolher espécies nativas e que devem ser plantadas em locais que sejam adequados, para futuramente não ficarmos retirando essas espécies”, pontuou a coordenadora.