Afinal, o que é gênero? Quais os impactos das masculinidade(s)? Qual a história e as contribuições do feminismo em nossa sociedade? Como essas questões afetam o ambiente escolar? Pensando em auxiliar no entendimento dessas e de outras questões associadas à questão de gênero no ambiente escolar, estudantes do curso de Ciências Sociais da Uesb, campus de Vitória da Conquista, produziram quatro cartilhas didático-pedagógicas.
Fruto das disciplinas “Metodologia e Prática do Ensino em Ciências Sociais 1” e “Relações sociais de gênero”, o trabalho contou com a supervisão dos professores José Miranda Oliveira Júnior e Núbia Regina Moreira. De maneira didática e com linguagem acessível e dinâmica, o material busca informar e contribuir com o debate das temática por meio de autores(as) das Ciências Sociais. Além disso, existe contribuição de elementos do Caderno sem Homofobia, do extinto Programa Brasil sem Homofobia.
Voltadas, especialmente, para estudantes e professores do Ensino Médio, as cartilhas abordam: “Gênero e Diversidade Sexual”, “Feminismo: delas para todes”, “Feminismos: histórias e vertentes” e “Masculinidade(s): definição e desdobramentos”. Todo material está disponível para acesso gratuito no Instagram do Centro Acadêmico do curso de Ciências Sociais.
A iniciativa tem ainda a proposta de servir como material de auxílio nos estágios supervisionados realizados pelos próprios estudantes da licenciatura nos próximos semestres. Além disso, existe a possibilidade de trabalhar essas cartilhas em oficinas e minicursos promovidos pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).