Já parou para analisar o Google Drive e o Whatsapp como ferramentas de aprendizagem? Um dos artigos da primeira edição da Revista de Ciências da Computação (ReCiC) aborda esse tema. A ReCiC é resultado de uma iniciativa do curso de Ciência da Computação e traz seis artigos, dois deles em inglês, que apresentam diversas pesquisas realizadas na Uesb, na área de Ciência da Computação.
Segundo a editora-chefe da Revista, professora Alexsandra Andrade, a ReCiC é a concretização de um sonho antigo do curso, de ter um canal que pudesse abarcar as produções de docentes e discentes. “Nós temos vários projetos importantes: automação de carros, laboratório remoto de aprendizagem, processamento de imagem. Temos muitos professores e alunos trabalhando, e nós queríamos um veículo de divulgação dessas pesquisas, que incentive os alunos a publicarem artigos”, afirmou Andrade.
Seguindo critérios como originalidade, qualidade e relevância na área de Computação, o novo periódico traz pesquisas com temáticas variadas, como a utilização da “Morfologia Fuzzi”, o uso da linguagem de programação no ensino de Matemática, o gerenciamento eletrônico de documentos, entre outros.
Para marcar a publicação da Revista, foi realizada, na tarde de segunda, 1º, no campus de Vitória da Conquista, uma palestra sobre a importância e o rigor da publicação em periódico com o professor Claudio Pinto Nunes, editor-chefe da Revista Práxis Educacional. Também estiveram presentes na mesa de discussão o diretor do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), professor José Carlos Martins, e o coordenador da Edições Uesb, Cássio Marcílio.
Socialização de resultados – Na palestra, o professor Claudio Nunes ressaltou a importância de pesquisar e divulgar, bem como da manutenção de canais de divulgação de revistas, tendo em vista a expressa valorização de periódicos científicos atualmente.
Para Nunes, a publicação da pesquisa cientifica, dá margem para novas perspectivas de estudos, tanto para a comunidade externa, como para os que estão na universidade. “É muito importante que tanto os estudantes da graduação, professores, os cursos de especialização e outros interessados nos temas divulgados nas revistas façam uso pela leitura, pelo estudo e pelo consumo efetivo, que é a citação dos textos nos próximos textos que forem produzidos”, destaca o docente.
Para acessar o Portal de Periódicos da Uesb, clique aqui.