Assessoria de Comunicação da UESB - tel:77 3424.8645

Confecção de recursos pedagógicos realizada no curso
A Uesb se destaca no cenário educacional baiano no ensino de Psicologia por ser a única Instituição do estado que oferece, além do bacharelado, a modalidade de licenciatura no curso. Essa formação complementar amplia as possibilidades de atuação profissional e reafirma o compromisso da Universidade com a formação crítica.
A licenciatura é optativa e pode ser cursada pelos estudantes, a partir do primeiro semestre, ou por egressos do bacharelado em Psicologia da Uesb, por meio de reingresso. Até 2024, o curso formou 30 licenciados em Psicologia, considerando alunos que concluíram a formação durante a graduação e aqueles que retornaram à Universidade para cursar a complementação.
Um desses exemplos é o da psicóloga Ana Luiza Souza, que formou-se em 2023 e, recentemente, foi aprovada no concurso para professora de atendimento educacional especializado, no município de Vitória da Conquista. Durante o curso, Ana conta que teve contato com conteúdos educacionais, o que contribuiu para sua aprovação, como a disciplina de Educação para crianças com necessidades atípicas.
“Minha aprovação não foi um acontecimento isolado, foi resultado de um caminho que começou na minha escolha da graduação e na aproximação que eu tive com a licenciatura ao longo do curso. Eu acho que realmente desenvolvi ali uma paixão por ensinar, e isso foi importante para eu decidir o caminho que ia trilhar depois”, pontua a egressa.

Oficina de estágio para apresentação de recurso pedagógico
Sobre o curso – O estudante que opta pela licenciatura cursa, integralmente, o bacharelado em Psicologia e, de forma complementar, cumpre uma carga horária adicional de 855 horas, distribuídas entre disciplinas obrigatórias, optativas e estágios supervisionados específicos. Na grade do curso, estão disciplinas como “Libras”, “Didática”, “Políticas Educacionais”, “Metodologia e Práticas de Ensino de Psicologia”, além de estágios voltados diretamente para a atuação docente.
De acordo a professora Carmem Virgínia Moraes, inicialmente, a proposta surgiu para atender à expectativa de reinserção do ensino de Psicologia no nível médio. Embora essa realidade não tenha se concretizado plenamente, a licenciatura consolidou-se como uma formação capaz de articular a Psicologia com diferentes contextos. “Avalio essa formação como um grande diferencial que a Uesb tem em atender às demandas sociais, que vinculam a dimensão educacional aos demais campos de ação do profissional Psicólogo”, pontua.
Uma pesquisa realizada em 2024 com os egressos em Psicologia da Uesb aponta que esses profissionais atuam em consultórios e clínicas particulares, instituições educacionais, órgãos de desenvolvimento social, unidades de saúde, entre outros, mostrando a relevância dessa formação. No último Vestibular da Uesb, o curso teve a segunda maior concorrência da Universidade.