Pensando nos desafios de sustentabilidades de profissionais que atuam no setor cultural, um dos mais impactados, economicamente, pelas medidas de isolamento social impostas pela Covid-19, o curso de licenciatura em Teatro da Uesb, campus de Jequié, promoverá, durante o semestre 2020.1, o projeto “Diálogos da Coxia”. A ação é uma série de rodas de conversa on-line e seminários temáticos para tratar sobre questões da produção e gestão cultural.
O projeto acontece em três datas: 26 de março, 30 de abril e 18 de junho. O objetivo é mobilizar acadêmicos, artistas, produtores e gestores culturais atuantes em Jequié, Vitória da Conquista e região Sudoeste da Bahia em torno do debate sobre políticas públicas e mecanismos de fomento à cultura, desafios da produção cultural no interior do estado e modos de viabilização de atividades continuadas nas Artes Cênicas da região. Receberão certificados aqueles que participarem das três edições.
O primeiro encontro, no dia 26 de março, será realizado às 9h30, pelo Google Meet. No momento, será discutido o eixo temático “Fomento público e privado: marcos legais, instrumentos de seleção e mecanismos de avaliação de projetos artísticos”. O segundo momento do “Diálogo da Coxia” será a palestra “Desafios da gestão pública para a efetivação das políticas de cultura no estado da Bahia na perspectiva das coordenações de Teatro, Dança e do Núcleo Artes Circenses da Funceb”.
O terceiro e último evento do projeto está programado para o dia 18 de junho. Na ocasião, acontecerá uma palestra com abordagem no âmbito da iniciativa privada. Com o tema “Gestão Cultural Contemporânea em Territórios Semiáridos: Políticas e Poéticas da (R)Existência”, o momento será conduzido pelo gestor de Cultura do Serviço Social do Comércio (Sesc) da cidade de Petrolina, que abordará ações e programas implementados pelo Sesc.
As exposições dos convidados serão seguidas por ampla roda de conversa, nas quais os presentes poderão socializar suas experiências, realizar perguntas e encaminhar propostas que se vinculam aos seus contextos de produção artística e cultural.
O evento é uma atividade de extensão organizada pelo professor Francisco André Lima, do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL), por meio da disciplina “Gestão e Produção Cultural em Teatro”. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: dchl.jq@uesb.edu.br.