Com duas horas de inscrições, as vagas para o curso “Elaboração de Artigos Científicos Jurídicos: do projeto à redação” esgotaram. A grande procura reflete a necessidade dos estudantes de Direito, não só da Uesb, de aperfeiçoar os conhecimentos relacionados ao português jurídico.
Foi assim que, a partir de uma proposta dos próprios alunos da Universidade, surgiu o curso realizado na última sexta, 19, e sábado, 20, no campus de Vitória da Conquista. “Os cursos de Direito da nossa cidade vêm promovendo uma série de eventos para a publicação de artigos científicos e a maioria dos alunos sente essa necessidade de se aprimorar para poder apresentar um artigo de qualidade”, explicou a responsável pelo curso, professora Maria Soledade Cruzes, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA).
A docente ficou surpresa com o grande interesse não só dos alunos, mas também de profissionais da área, e tem a expectativa de que o curso seja realizado novamente para contemplar a forte demanda. Ela destaca a importância da extensão no tripé universitário: “Para o professor é desafiador. Para os discentes e para a comunidade, é de extrema relevância. Nós temos que incentivar os alunos a participar, os daqui e os de outras instituições, a comunidade em si, os profissionais da área de Direito. A extensão configura esse diálogo entre todas essas pessoas dentro da Universidade. A Uesb tem essa obrigação para com a comunidade”.
O curso também apresentou dicas para a publicação na Revista Científica de Direito da Uesb, que está chegando à terceira edição, e contou com a participação da professora Andréia Abade dos Santos, da área de Redação do Curso Ponto e Vírgula. Ela destacou a dificuldade dos alunos em encontrar cursos voltados para a língua portuguesa e para o português jurídico, e a oportunidade viabilizada pela Universidade.
“Quem trabalha na área do Direito sabe que a palavra é o único instrumento de que nós dispomos. Nessa perspectiva, é importante que o aluno conheça bem as características da gramática e fundamentos de boa escrita, a fim de que ele possa se expressar com clareza, tanto nos textos escritos, quanto nos textos orais. O fato de a Uesb poder oferecer isso para os alunos de Direito é extraordinário”, concluiu.