Teve início na manhã dessa quarta, 12, o curso de “Qualificação para Operador de Máquinas Agrícolas”, oferecido pelo Departamento de Engenharia Agrícola e Solos (Deas). Com participação de pessoas de diferentes cidades da região, as atividades teóricas estão sendo realizadas na sala 9 do Módulo de Pós-Graduação, campus de Vitória da Conquista.
O objetivo do curso, que é gratuito, é qualificar profissionais da Uesb, estudantes e pessoas da comunidade para atuação com máquinas em implementos agrícolas. De acordo com o professor responsável pelas atividades, Doalcey Rocha Chagas, a ideia surgiu da necessidade de preparar as pessoas para lidar com a mecanização, uma realidade do campo.
“Outras formas de a gente conseguir produzir na área que tem é utilizando a mecanização. Então, é preciso que a gente qualifique essas pessoas para saberem como operar e cuidar do trator, saber trabalhar com ele com segurança, para que, dessa maneira, a máquina possa realmente atender as suas necessidades”, explicou o docente.
Ainda segundo o professor, as ações de extensão é uma forma que a Universidade tem de contribuir com a sociedade, de dar um retorno sobre o que está sendo desenvolvido na Instituição. “Um dos pilares da Universidade é justamente atender a comunidade e uma maneira que a gente tem de fazer isso é através desses cursos de extensão. É compartilhar com a comunidade um pouco do que a gente tem trabalhado, tanto no ensino como na pesquisa”, ressaltou.
Integram o conteúdo programático: princípios de funcionamento das máquinas agrícolas; operação de máquinas agrícolas de forma otimizada; normas de segurança aplicadas à operação de máquinas agrícolas; principais implementos agrícolas utilizados no campo, suas partes principais e aplicações; e regulagem e uso dos equipamentos mais utilizados nas operações de campo da região.
As atividades seguem nesta quinta, 13, no sábado, 15, e nos dias 27 e 29 de setembro. Segundo o professor Doalcey Rocha, por conta da grande procura, uma nova turma será disponibilizada em novembro. Para saber mais sobre o curso, entre em contato com os organizadores por meio dos telefones (77) 3424-8650 ou (77) 3424-8772.