O professor do Departamento de Tecnologia Rural e Animal (DTRA), José Luiz Rech, realizou nesta quarta, 18, o curso sobre Carnes e Tipificação de Carcaças no Laboratório de Nutrição Animal, no campus de Itapetinga. Tipificar a carcaça tem diversas finalidades, como auxiliar na comercialização para produtores e frigoríficos, agregar valor ao produto comercializado, garantir ao consumidor especificações diferenciadas de cortes e produtos e auxiliar a indústria frigorífica quanto ao destino dado à carcaça.
Rech explica que uma carcaça de qualidade é indicadora de uma carne de qualidade. “A avaliação de carcaça deveria ter mais atenção dos profissionais; é fundamental que os técnicos estejam presentes no abate para colher os dados da carcaça”, afirma o professor. Essas informações servirão de parâmetro, já que a qualidade da carcaça pode influenciar na capacidade de retenção de água, na cor e na maciez da carne. Rech ainda lembra que a tipificação é a principal ferramenta para avaliar qualidades intrínsecas à carne e que, nem sempre, podem ser visualizadas nos cortes.
Técnica e economia – Segundo o professor, recentemente, um frigorífico de Itapetinga foi fechado, gerando mais de 300 demissões. “O auxílio de um profissional pode reverter prejuízos financeiros para produtores e frigoríficos. Ele vai observar como está o desenvolvimento da raça, a qualidade genética do rebanho e avaliar o que é preciso ser feito para garantir qualidade”, diz Rech. Além da tipificação de carcaça, o curso, que segue até o dia 20 de julho, também abordará a avaliação dos cortes cárneos.
Mais informações, entre em contato por meio dos telefones (77) 3261-8606 e (77) 3261-6784 ou pelo e-mail jlfrech@gmail.com.