Assessoria de Comunicação da UESB - tel:77 3424.8645

Os cursos de Medicina da Uesb obtiveram destaque positivo na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), instrumento que verifica se os graduandos dos cursos desenvolveram as competências e habilidades necessárias para a atuação profissional. Realizado pela primeira vez, o Exame é organizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC).
Dentre os 351 cursos de Medicina avaliados em todo o país, o curso de Medicina da Uesb, campus de Vitória da Conquista, foi um dos 49 que alcançou a nota 5, pontuação máxima estabelecida. Na Bahia, apenas quatro instituições obtiveram essa avaliação máxima. Destaque também para o curso de Medicina da Universidade em Jequié, que alcançou conceito 4, resultado expressivo no Exame.
O pró-reitor de Graduação, Reginaldo Pereira, ressaltou a importância das conquistas obtidas. “As notas 5 e 4 alcançadas pelos nossos cursos de Medicina reafirmam o papel da Uesb com a excelência acadêmica e o compromisso com a formação de profissionais altamente qualificados. É fruto do trabalho dedicado da coordenação do curso, do empenho dos estudantes e da visão estratégica da gestão institucional, que investe continuamente em qualidade, inovação e infraestrutura”, declara.
Reginaldo ainda fala sobre a relevância dos resultados para além de indicadores avaliativos. “Mais do que um reconhecimento, essa conquista reforça a importância dos cursos para o ensino médico na Bahia e no Brasil, e a responsabilidade social da Uesb na formação de médicos preparados para atuar com ética, competência e sensibilidade diante das demandas da sociedade”, afirma.

Para o professor Edson Carlos Sampaio, coordenador do curso em Jequié, o conceito obtido é resultado da coletividade que compõe o curso. “Essa nota significa o resultado de um trabalho conjunto, entre alunos, professores e servidores do setor administrativo, que permite a existência de um curso de qualidade, superando as dificuldades existentes”, defende.
Ao comentar sobre os fatores que contribuíram para o bom resultado, o coordenador do curso de Medicina do campus de Vitória da Conquista, André Oliveira, relembra a trajetória construída ao longo dos anos. “O desempenho no Enamed é uma consequência da qualidade do curso. Desde sua primeira turma, os egressos têm tido uma grande aprovação nos concursos de Residência Médica. Inclusive, alguns egressos hoje são professores do curso da Uesb e também da Ufba de Vitória da Conquista, que também recebeu conceito 5 no Enamed”, destaca.

Sobre o Enamed – O exame foi criado pelo MEC como uma modalidade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e será aplicado anualmente, tendo sua primeira edição em 2025. Além de avaliar os estudantes, o Enamed também tem papel estratégico na qualificação da formação médica no Brasil.
A iniciativa busca contribuir diretamente para o aprimoramento dos cursos de graduação, ao oferecer dados que auxiliam as instituições no aperfeiçoamento pedagógico. O exame também promove avanços no acesso à residência médica ao integrar a avaliação do Enade à prova objetiva do Enare (Exame Nacional de Residência), tornando o processo seletivo mais eficiente e organizado.
Outro ponto central é o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), ao assegurar que os futuros profissionais estejam preparados para atuar com qualidade na rede pública. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram avaliados 89.024 estudantes e profissionais de Medicina nesta primeira edição.
Conheça mais sobre os cursos de Medicina oferecidos pela Uesb