De 21 a 24 de outubro, a Uesb será palco do 1º Congresso Uesb: universidade, ciência e cultura. Com a proposta de democratizar o ensino com atividades que vão para além da sala de aula, o evento integra diversos encontros que acontecem de maneira simultânea.
A abertura oficial do evento acontece no dia 22 de outubro, às 11 horas, no Teatro Glauber Rocha. A palestra inicial traz como tema “Um quarto de século: os primeiros 25 anos do século 21”. O momento será conduzido pelo professor Jorge Augusto, do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL), vencedor do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, cujo a premiação é fruto da tese de doutorado em Literatura, com o livro “Modernismo Negro”.
Jorge também é poeta e professor do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Doutor em Literatura, coordena o grupo de pesquisa Perifa, na Uesb, onde desenvolve o projeto “Territórios negros da crítica contemporânea”. Além de “Modernismo Negro”, já publicou “Muvuca” (2024), “O Mapa de Casa” (2023), “Contemporaneidades Periféricas” (2018), entre outros títulos.
Professor Jorge Augusto, vencedor do Prêmio Jabuti Acadêmico.
A programação do Congresso será composta por uma série de subeventos, como o 1º Simpósio Internacional da Arint, a 1ª Conferência de Educação do Fórum de Licenciatura e Formação dos Profissionais de Educação da Uesb, o 1º Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e a 1ª Mostra de Educação Tutorial. Além desses, também serão realizados o 5º Festival Universitário Intercampi de Cultura e Arte (Fuica), a 10ª Mostra de Extensão da Uesb e o 29º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. A programação completa pode ser acessada no folder oficial do Congresso.
O encerramento do Congresso está programado para às 19 horas do dia 24 de outubro. O momento acontecerá no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, e contará com apresentação do Maracatu Teiuguaçu, composto por estudantes da Uesb, e um show especial de Roberto Mendes e banda.
Com estilo predominantemente da Música Popular Brasileira (MPB), Roberto Mendes é um cantor que também se consagrou como compositor e instrumentista baiano em quase 40 anos de carreira. Além da MPB, seu estilo musical permeia o samba de roda e ijexá.
Os ingressos para o show de encerramento são limitados e podem ser retirados, por ordem de chegada, no Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas (Surte), nos dias 22 e 23 de outubro, das 8 às 12 horas ou das 14 às 17 horas. Será disponibilizado um ingresso por pessoa.
Roberto Mendes, cantor, compositor e instrumentista.
Organização – A estrutura contará com salas e auditórios equipados com sistema de som, projetores de multimídias e acesso à internet. Além disso, o evento contará com uma equipe de monitores voluntários, responsáveis por orientar os participantes, oferecendo apoio na logística das sessões e contribuindo para um bom funcionamento das atividades internas.
Para a alimentação, os participantes terão acesso ao Restaurante Universitário (RU), com funcionamento voltado para a três refeições diárias, sendo valores especiais para todo estudante de graduação na modalidade presencial. O quiosque de alimentação permanece aberto durante os três dias, e a Feira Agroecológica funcionará em caráter especial, durante todos os dias do Congresso, com ampliação da oferta de lanches.
Os transportes para os estudantes das cidades de Itapetinga e Jequié sairão dos respectivos campi. O horário de saída dos ônibus será às 6 horas da manhã, do campus de Itapetinga, e às 5 horas da manhã, do campus de Jequié.
Outras informações sobre cada atividade podem ser encontradas no SigEventos.