Com o objetivo de criar um repositório das produções do curso de Jornalismo na Universidade, foi lançado na manhã desta quarta, 21, o Portal de Jornalismo da Uesb. Coordenado pelo professor Dannilo Duarte, o espaço digital servirá como um canal de mediação entre o curso e a sociedade.
Pelo site, é possível acessar, por exemplo, documentários, reportagens, telejornais, jornais impressos em formato digitalizado e, até mesmo, produções científicas feitas tanto por discentes da graduação como professores da área. “Esse é um portal que vai agregar toda a produção científica, cultural e jornalística do curso. Ele vai disponibilizar a produção de todas as disciplinas laboratoriais, como radiojornalismo, telejornalismo, jornalismo impresso, jornalismo on-line etc.”, explicou Duarte.
Novas abordagens – Para o lançamento do veículo, duas palestras foram realizadas abordando questões atuais em torno da Comunicação. Professora e pesquisadora da Universidade de São Paulo, Isadora Camargo trouxe reflexões a respeito da convergência midiática e a remodelação do próprio fazer jornalístico em meio às inovações tecnológicas.
“A nossa comunicação ficou cada vez mais fluída e efêmera. Para captar a atenção das pessoas, é muito mais difícil, porque você tem muitos dispositivos com conteúdo. Então, essa dificuldade faz com que mídias tradicionais, mídias independentes, mídias nativas da internet tenham esforçado estratégias e alternativas para apresentar um conteúdo diferenciado”, apontou Camargo.
Ainda segundo ela, a convergência midiática vem sendo uma dessas alternativas, mas que deve ser entendido para além do cruzamento de plataformas. “A grande questão é que, com as tecnologias emergentes e a inovação tecnológica, a gente não consegue mais pensar convergência digital simplesmente como um cruzamento de plataformas, é algo que vai além, que depende de como o comportamento de consumo das pessoas vêm se apresentando”, disse.
Outra abordagem apresentada foi a comunicação integrada como uma forma diferenciada de perceber o mercado de atuação do profissional em Jornalismo. Ellen Vila Nova, jornalista e sócia de uma empresa de comunicação que atua com rádio e impresso em Vitória da Conquista, destacou a importância de ir além das redações.
“É importante falar da comunicação integrada para podermos ampliar a visão do estudante em relação ao mercado de trabalho. Muitas vezes, a gente entra no curso de Jornalismo achando que o único campo de atuação são as redações, mas a gente tem um campo muito mais vasto que isso”, declarou.
O Portal de Jornalismo pode ser acessado clicando aqui.