Aconteceu na última quarta, 4, no Teatro Glauber Rocha, campus de Vitória da Conquista, a Aula Magna do Programa de Pós-graduação em Educação da Uesb. O evento contou com a participação da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Vera Maria Vidal Peroni.
Com o tema “Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para democratização da educação”, a professora contribuiu com a discussão que gira em torno da gestão privada dentro do espaço público, neste caso, em Instituições Públicas Educacionais. Segundo Peroni, a escola deve ser considerada um espaço democrático, no qual não deveria ser influenciado pela iniciativa privada. “Quando na escola permance pública, os professores continuam sendo pagos pelo Estado, mas chega uma instituição e faz um convênio com o sistema público e acaba determinando tudo que a escola tem que fazer”, esclareceu.
Ainda de acordo com a pesquisadora, esse espaço e suas diretrizes devem ser regidos pelo sujeito que executa, neste caso, o professor. “O que acontece é que os professores perdem sua autonomia e ocorre um processo de privatização nesse processo de chegada do material pronto e uma forma pronta de gestão”, apontou.
Para Coordenador do Programa, o professor Cláudio Nunes, o tema é importante para a área de Educação “sobretudo nos últimos anos com esse contexto de diferentes políticas de Educação que estão surgindo”. E complementou dizendo que essa aula é um momento que agrega conhecimento, não só para alunos do curso, mas também para a comunidade acadêmica e professores atenção básica.
A aluna Rosemeire Santana, do curso de Pós-Graduação em Educação, defendeu que “uma palestra dessa é uma oportunidade que temos para refletir sobre como nós podemos fazer educação pública de qualidade”.