“Uma proposta educativa para o Museu Regional”. Esse é o nome do projeto de extensão coordenado pelo técnico administrativo da Uesb, Saulo Souza, que objetiva aproximar a comunidade de Vitória da Conquista e região do Museu Regional – Casa Henriqueta Prates e da história da cidade. O projeto de Saulo é um dos 160 projetos de extensão da Uesb que estão sendo planejados e executados junto à comunidade regional e estadual para 2019/2020.
Para compartilhar as experiências vivenciadas durante a realização das ações extensionistas da Universidade e dar visibilidade aos projetos e programas de extensão, acontece, nos campi de Itapetinga e Vitória da Conquista, a 1ª Mostra Extensão, Cultura e Cidadania, entre os dias 19 e 22 de novembro. A ideia é que o compartilhamento de vivências também contribua para potencializar ações interdisciplinares e interdepartamentais, bem como oportunizar o debate sobre os desafios e perspectivas das ações extensionistas desenvolvidas pela Uesb.
Com o tema “Comunidades, Diálogos e Saberes”, o evento que está sendo promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), traz rodas de conversa que contemplam diversas áreas do conhecimento. “Na Extensão existe uma classificação por eixo, temos projetos nas áreas de saúde, educação, cultura, meio ambiente, tecnologia e produção, trabalho, direitos humanos, e dividimos em rodas temáticas”, explicou a pró-reitora de Extensão, professora Gleide Pinheiro.
O projeto de Saulo Souza integra o eixo de educação e foi apresentado na roda temática “aprendizagem, ressignificados e inovações”. Segundo ele, atrair a comunidade regional para o Museu é um importante passo para o conhecimento de histórias que muitas vezes passam despercebidas, principalmente por crianças e jovens, já que o foco da maioria dos currículos escolares é história nacional e mundial. “Nosso objetivo é atrair grupos comunitários, escolas, que possam ir ao Museu e debater a história da cidade e, principalmente, conhecer o Museu que é feito justamente de peças históricas da região”, ressaltou Souza.
Os próximos encontros da Mostra acontecem em Jequié, de 25 a 28 de novembro, e as atividades serão divulgadas em breve.