Quando a vivência prática é parte importante do processo de formação profissional dentro da graduação, grandes produções são desenvolvidas. Aqui na Uesb não tem sido diferente. Na 20ª edição do Congresso de Ciências da Comunicação (Intercom) da região Nordeste, 10 produtos* da Universidade foram selecionados como finalistas em diversas modalidades.
O evento acontecerá em Juazeiro (BA), e as produções finalistas foram desenvolvidas nos cursos de Jornalismo e Cinema e Audiovisual, ambos do campus de Vitória da Conquista. Os formatos finalistas são os mais variados, colocando a Universidade na disputa em modalidades como fotojornalismo, telejornalismo, filme de ficção e de não-ficção, documentário, jornalismo impresso, entre outros.
Produção audiovisual – Finalista na modalidade “Filme de não ficção / Documentário / Docudrama”, a produção “Colar de Pérolas” é assinada pelo estudante Micael Aquillah. O filme foi produzido na disciplina “Produções de Documentário”, no curso de Cinema e Audiovisual”. A narrativa poética traz a história de Milerina Almeida da Silva, 94 anos, abordando questões ligadas à resistência do nordestino diante da fragmentação cultural.
Aquillah releva que o processo de construção do produto foi uma forma de experimentar, na prática, dispositivos utilizados por grandes cineastas brasileiros, como Caio Guimarães e Eduardo Coutinho. “Ver o documentário de outra maneira já anuncia um aprendizado para vida”, analisou o estudante, que ficou entusiasmado em ver o filme concorrer em uma premiação no Nordeste: “‘Colar de Pérolas’ teve a oportunidade de ser selecionado em alguns dos estados brasileiros e fora do país. Mas, quando algo acontece no Nordeste, na minha casa, o sabor é outro”.
Jornalismo em foco – Um dos mais tradicionais produtos desenvolvidos pelo curso de Jornalismo da Uesb também estará concorrendo ao prêmio no Intercom. O Jornal Laboratório Oficina de Notícias e a Revista Engrenagem são finalistas do evento. Produzida na disciplina “Oficina de Jornalismo Impresso”, a Revista concorre com uma edição especial dos 20 anos do curso e narra a história de Vitória da Conquista por meio da culinária.
Jade Dias, editora-chefe da edição finalista, contou que o processo de aprendizado foi enorme e o resultado final só foi possível com o esforço coletivo. “Não foi um processo fácil, mas foi prazeroso. É satisfatório poder dar destaque ao curso de Jornalismo da Uesb que, apesar de todas as dificuldades, tem sido referência de qualidade de ensino e preparação. Esse produto não é meu, é nosso. Sou grata pela contribuição de cada um”, ressaltou.
O processo de experimentação prática é fundamental para uma formação profissional de qualidade, além de mostrar uma ferramenta de avaliação da metodologia de ensino. “Conseguir que o aluno saia daquele ambiente teórico e experimente, na prática, o que é fazer determinado produto é o principal ganho. Além disso, temos recebido algumas respostas que nos ajudam a adaptar o conteúdo teórico para as dificuldades que são encontradas na prática”, explicou o professor Rubens Sampaio, professor da Oficina de Jornalismo Impresso.
A Premiação Expocom será realizada no dia 7 de julho, no encerramento do evento.
* Dos 16 trabalhos submetidos, 10 foram selecionados para a etapa final