O Serviço de Enfermagem e Psicologia e a Coordenação de Recursos Humanos (CRH), do campus de Jequié, promoveram nessa quarta, 21, a exibição do filme “Que horas ela volta?”, seguido de comentários com as psicólogas da Uesb, Patríca Brito e Vilma Gonçalves.
A iniciativa foi mais uma comemoração do Dia Internacional da Mulher (8 de março), oferecida aos servidores do campus. Muitos coordenadores levaram colegas de cada setor da Instituição para o momento de descontração laboral.
Leyliane Hilário Correia, do Setor de Informática, disse que achou muito importante assistir ao longa-metragem e fez uma analogia simples, mas relevante para as mulheres trabalhadoras. Há seis anos na Uesb, ela fez uma comparação do filme com a realidade: “Vejo vários setores chefiados por mulheres, isso mostra o papel da mulher com suas responsabilidades. Como todas as mulheres, temos muitas atividades e responsabilidades mas não perdemos as competências”, salientou Correia.
Em uma trama centrada nas interações familiares, no serviço doméstico e nas relações de poder do âmbito privado, o filme “Que horas ela volta?” gira em torno de três mulheres (Val, Jéssica e Bárbara) que representam seus personagens, não apenas sobre as/os brasileiras/os deste país, como também sobre as desigualdades e hierarquias em nossa sociedade.
Joanice Santos de Souza, servidora do Setor de Audiovisual, saiu da sala após a exibição feliz. “Eu gostei deste momento, a temática que o filme aborda tem muito a ver com a gente e nos leva a refletir nossos papéis de mulher e a importância não só em casa como no ambiente de trabalho e para a sociedade. Mesmo com todas as lutas, ainda precisamos lutar mais, ainda tem muito por vir”, lembrou.