No dia 26 de março, no campus de Itapetinga, estudantes da Uesb e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) estiveram reunidos para uma atividade de campo – dividida entre parte teórica e prática – sobre Melhoramento Genético Animal. O intuito foi mostrar aos discentes o uso de ferramentas estatísticas e genéticas para o melhoramento genético, de forma a selecionar os animais com melhores genótipos. Para participar da atividade, promovida pelo Colegiado de Zootecnia, esteve presente o zootecnista Gustavo Almeida.
O zootecnista trabalha na área de melhoramento animal em Itabuna e comenta sobre a importância da atividade de campo, especialmente para situar os estudantes dos padrões de produção e comercialização. “Mostramos os animais mais funcionais para atender o mercado e a produção de alimentos. Além disso, foram mostradas ferramentas para o melhoramento animal”, afirmou o Almeida.
Ele ainda lembrou que é preciso compreender as características históricas e econômicas do Brasil. “Somos um país tipicamente produtor de alimentos, nós temos condições de produzir alimentos para o mundo inteiro”. Isso gera uma demanda para o setor agropecuário, que precisa avançar conforme as exigências do mercado internacional: “somos referência na produção genética, isso nos torna um dos maiores produtores de embriões bovinos”, salientou o zootecnista.
Dia de Campo e Formação Acadêmica – Além do conhecimento técnico, esse tipo de atividade promove a interação dos alunos com os desafios da produção rural. O professor Márcio Pedreira, coordenador do Colegiado de Zootecnia, explicou que o dia de campo é uma extensão das disciplinas “Bovinocultura de corte” e “Melhoramento Genético Animal”, ministradas por ele e pelo docente Antonio Garcia, respectivamente. “Essa atividade vem completar o processo de aprendizagem dos estudantes de Zootecnia, considerando um processo de metodologia ativa”, afirmou Pedreira.
Garcia ressaltou que esse é um momento de vivência no campo: “estamos contribuindo para a formação também do caráter desse futuro profissional”, disse. Além disso, a aula prática aproxima os discentes da realidade, possibilitando que eles trabalhem as habilidades adquiridas na aula teórica.