Manter o cartão de vacinação em dia é um desafio para várias pessoas, seja por falta de tempo de procurar um posto de saúde, seja por medo gerado por mistificações criadas em torno das vacinas. A questão é que, independente dos motivos que levem a essa situação, a Uesb, preocupada com a saúde e bem-estar de sua comunidade acadêmica, realizou ações de vacinação nos campi de Itapetinga e Vitória da Conquista, nos dias 5 e 6 de agosto.
Paty Luz, servidora do Nais, explica que a ação é uma forma de prevenção coletiva. “A gente traz a vacina até o servidor. Dessa forma, ele, aqui no campus, tem a facilidade de estar fazendo a sua cobertura vacinal, colocando o cartão de vacina em dia e protegendo a sua saúde e a saúde de todos”, destacou Luz. Durante a ação, foram disponibilizadas as vacinas de Difteria e Tétano (DT), Hepatite B, Febre Amarela e Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola).
Servidor da Universidade, Wesley Coutinho confessa que estava com o cartão de vacinação atrasado e aproveitou a ocasião para regularizar. “No dia a dia, a gente acaba deixando de ir ao posto e, quando o posto vem até o nosso trabalho, aí facilita”, reconheceu Coutinho.
As ações foram uma realização da Assessoria de Gestão de Pessoas (AGP), Gerência de Recursos Humanos (GRH) e o Núcleo de Atenção Integral ao Servidor (Nais), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, em Vitória da Conquista. Já em Itapetinga, a atividade foi organizada pelo Núcleo de Saúde e Bem-estar (Nusbe), Coordenação de Recursos Humanos e Prefeitura Municipal de Itapetinga.