Com a chegada do Vestibular Uesb 2025, os estudantes se preparam para uma das provas mais esperadas dos processos seletivos: a Redação. Decisiva, ela exige não apenas domínio da Língua Portuguesa e conhecimento do tema, como a capacidade de organizar ideias e apresentar argumentos de maneira coerente. Mas como trabalhar esse conjunto de técnicas, criatividade e segurança com a estrutura exigida para o texto?
Para direcionar o vestibulando nessa preparação e, consequentemente, na garantia de uma boa nota, conversamos com Lais Vinhas, professora de redação e jornalista formada pela Uesb. Lais aconselhou desde os primeiros passos até dicas para uma boa conclusão, orientando os candidatos sobre como construir uma redação bem estruturada e de qualidade. Com sua experiência, ela explica quais são as habilidades que se destacam na correção e revela estratégias essenciais para evitar erros e fortalecer a argumentação na prova.
Conheça o Edital – O primeiro passo para uma boa preparação é conhecer o Edital da prova e o gênero textual que será cobrado. “Se o candidato tiver dificuldades sobre o gênero, o passo seguinte é estudar a estrutura textual. Depois, é hora de praticar”, orienta Lais. Buscar temas atuais e estudar sobre eles é essencial para ampliar o repertório sociocultural. “Treinar a escrita e contar com um bom acompanhamento para corrigir os textos é fundamental para alinhar as possíveis falhas. Afinal, a prática leva à perfeição”, completa.
Qual a estrutura ideal? – A estrutura mais comum nas provas de Vestibular é o texto dissertativo-argumentativo, que deve conter uma introdução, dois parágrafos de desenvolvimento e uma conclusão. Lais destaca a importância de seguir o pilar básico para uma boa nota: “a estrutura adequada ao gênero solicitado, a gramática em conformidade com a norma culta da Língua Portuguesa e, por fim, uma abordagem clara e coerente”.
Para desenvolver uma introdução que prenda a atenção do leitor, Lais sugere iniciar com uma contextualização do tema, utilizando repertórios socioculturais variados, como fatos históricos, citações, referências de séries, livros ou filmes e, até mesmo, trechos de música. “Com criatividade e boas conexões de sentido, o candidato consegue prender o leitor desde a primeira frase. Em seguida, deve-se elaborar uma tese clara e os argumentos que serão defendidos nos parágrafos seguintes”, continua.
O uso de dados é uma das estratégias para fundamentar e ilustrar a argumentação em um texto dissertativo-argumentativo. Lais recomenda que os alunos busquem fontes confiáveis, como El País, CNN e BBC, evitando o sensacionalismo e as fake news. “Conferir a informação em diversos portais é fundamental para evitar dados inverídicos”, alerta.
A professora destaca a importância de seguir a estrutura padrão de um parágrafo: “cada parágrafo deve conter um tópico frasal, o corpo do parágrafo e a finalização”. É essencial estruturar as frases com conectivos adequados para garantir a coesão e evitar períodos longos ou truncados. Frases mais curtas são mais claras, especialmente em textos de apenas 30 linhas.
Ela sugere, também, que cada parágrafo tenha, em média, quatro períodos para garantir a clareza. “Existem quatro passos para o desenvolvimento dos parágrafos: apresente a ideia principal, utilize um repertório produtivo, comente sobre esse repertório associando-o ao argumento e finalize criticamente o raciocínio”, elenca.
Para a conclusão, o segredo está, também, na atenção com a estrutura. “É essencial que a conclusão esteja bem conectada ao raciocínio desenvolvido ao longo do texto”, enfatiza Lais. Ela sugere que o estudante retome o raciocínio desenvolvido e apresente perspectivas futuras sobre o tema, além de considerar retomar o repertório da introdução, o que pode demonstrar domínio da estrutura.
Evitando erros comuns – Para evitar armadilhas, como repetição de ideias e o uso inadequado de gírias, Lais recomenda que os candidatos se dediquem à gramática e pratiquem a leitura e a escrita. “A leitura precisa ser um hábito, pois abre portas para o raciocínio e a criatividade, além de promover o contato com a norma padrão da Língua Portuguesa”, afirma.
Embora não haja um vocabulário específico, Lais destaca a importância de uma linguagem clara e objetiva. Ela recomenda evitar coloquialismos, gírias, repetições e termos excessivamente rebuscados. “No texto dissertativo-argumentativo, evite o uso da primeira pessoa do singular. Use palavras-chave do tema em cada parágrafo e substitua repetições por sinônimos, pronomes ou outras estratégias. Não utilize termos cujo significado desconheça ou tenha dúvidas”, indica.
Banca Cebraspe – Lais enfatiza que a banca Cebraspe é rigorosa, o que eleva o nível de preparação dos candidatos, especialmente quanto à gramática. Segundo ela, os critérios de correção do Cebraspe para o Vestibular da Uesb são: entendimento do tema proposto, clareza de argumentação/senso crítico, seletividade de informação, criatividade/originalidade e domínio da norma culta da Língua Portuguesa. Esses critérios se alinham aos pilares básicos de estrutura, gramática e conteúdo. “Entenda a estrutura que será cobrada e revise suas dúvidas. Mantenha-se atualizado sobre temas atuais e busque sempre um conhecimento crítico. E, claro, pratique bastante!”.
Com uma preparação cuidadosa, desde a leitura do Edital até a prática frequente da escrita, o candidato desenvolve não só as competências técnicas exigidas, mas também um repertório cultural essencial para enriquecer o texto. A leitura, o treino constante e a atenção aos critérios de correção são pilares fundamentais para alcançar uma boa nota.
Mais do que uma tarefa técnica, a redação é uma oportunidade para o candidato expressar seu ponto de vista e demonstrar habilidades críticas. Seguir as dicas sobre estrutura, linguagem e argumentação pode transformar o processo de escrita em uma experiência enriquecedora e segura. Agora que você tem uma série de orientações, estudo, dedicação e prática serão as melhores aliadas para alcançar um bom desempenho e transformar o sonho de aprovação na Uesb em realidade.
Aplicadas nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, as provas serão realizadas nos dias 1º e 2 de dezembro. São mais de mil vagas sendo ofertadas, distribuídas em 47 cursos de graduação da Universidade. Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site do Vestibular, no Edital 252/2024 e no Manual do Candidato.
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