Na tarde desta segunda-feira, 30, o diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Flávio Gonçalves, ministrou palestra, no campus de Vitória da Conquista, sobre TV e Rádio Públicas. A atividade, promovida pelo Colegiado de Comunicação e Jornalismo, reuniu estudantes e professores do curso, além de profissionais da área e demais interessados no assunto, que ganha destaque na Universidade diante da recente digitalização do Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas (Surte).
A necessidade de investimento nas emissoras de comunicação pública, o papel que elas desempenham na sociedade, bem como a qualidade e diversidade do conteúdo produzido pelas televisões e rádios educativas foram alguns dos temas abordados por Gonçalves na palestra. “As emissoras públicas e educativas têm que oferecer para a população conteúdos que não estão presentes nas emissoras comerciais. Em geral, assistimos nas televisões, por exemplo, muito do que acontece no eixo Rio – São Paulo, e conhecemos pouco da nossa realidade. Então, o nosso papel é mostrar aquilo que as outras emissoras não mostram e se diferenciar a partir de um conteúdo que tenha como principal parâmetro o interesse público e não o interesse comercial”, explicou.
Durante o dia, Gonçalves também esteve em reunião com a Reitoria para discutir uma maior aproximação entre o Irdeb e o Surte. Atualmente, parte da programação da TV Educativa da Bahia (TVE), que compõe o Instituto, é transmitida diariamente pela TV Uesb. “A gente espera, a partir dessa visita, fazer com que também sejam exibidos cada vez mais na TVE, conteúdos que são produzidos aqui na Universidade, contribuindo para que possamos mostrar ainda mais a realidade do baiano”, afirmou.
Para o coordenador do curso de Jornalismo, Dannilo Duarte, essa troca é mais do que necessária para fortalecer as instituições públicas que oferecem à população uma programação educativa de qualidade e capaz de mostrar a diversidade da cultura baiana, de modo geral. “Conseguimos, com essa visita, construir um espaço de discussão importante sobre a comunicação pública e também sobre o Sistema de Rádio e TV Uesb, que, sem sombra de dúvidas, faz algo diferente em nossa cidade”, comentou.