Há dois anos, Guilherme Brito, estudante do Colégio Luís Eduardo Magalhães de Itapetinga, escreve poesias. Este ano, a convite da organização do Quarta Cult – evento cultural originado no campus da Uesb de Itapetinga –, o estudante declamou a poesia “Pequeno Nego Black”, de sua autoria, na qual faz uma crítica ao modelo de desigualdade social imposto aos negros. Pela primeira vez, o evento, realizado nesta quarta, 22, contou com a participação de estudantes da Educação Básica, incluindo um grupo da cidade de Potiraguá, Culturalizarte, que realizou uma apresentação musical.
A Quarta Cult surgiu, inicialmente, como um projeto para integrar a comunidade acadêmica em um dia da semana, como uma espécie de “respiro” das atividades rotineiras. O professor Antônio Garcia Júnior, vinculado ao Departamento de Tecnologia Rural e Animal (DTRA) e realizador do evento, explica que, em 2017, ao ingressar na Uesb, notou que havia uma lacuna de atividades culturais: “percebi que os cursos não dialogavam entre si e, pensando em uma maneira de viabilizar essa interlocução, surgiu a ideia do Quarta Cult. A proposta é que seja um ambiente de descontração para que as pessoas se expressem e conversem mais entre si – isso inclui os discentes, mas também os técnicos-administrativos e o corpo docente”, relatou Garcia.
Cristiane Leal, também docente do DTRA, resolveu participar desta edição. “Além de apresentar um poema escrito por mim, será apresentada, por uma participante, uma poesia minha que foi musicada”, diz Leal, que escreve desde os 10 anos. Segundo a professora, o estímulo poético foi impulsionado por sua mãe, que identificava a sua capacidade criativa. Recentemente, ela resolveu compartilhar suas composições – mais de 400. “Observo que as pessoas se identificam com minhas escritas e as ajudam de alguma forma”, contou. As poesias de Leal possuem certificação digital e são publicadas na página eletrônica “Clube de Compositores do Brasil”.
O objetivo da organização é expandir o evento para os demais campi e também para outros espaços da cidade, como os colégios. “Estamos estabelecendo parcerias com artistas locais e vamos torná-lo itinerante”, comentou Caio Eduardo de Carvalho, um dos organizadores da Quarta Cult. Além do professor Antônio Garcia Júnior, fazem parte da organização os servidores da Unidade Organizacional de Informática (Uinfor) e do Setor de Audiovisual (Seav).