Com o objetivo de refletir sobre a educação antirracista e os saberes ancestrais afro-brasileiros do Médio Sudoeste da Bahia, a Uesb, por meio da Coordenação de Extensão, Exporte e Cultura (Ceec), campus de Itapetinga, realizará até o dia 28 de novembro, ações ligadas ao Novembro da Pertença Negra. O tema central dessa edição é “Educação Antirracista e Saberes Ancestrais.
As atividades, que buscam integrar ensino, pesquisa e extensão, valorizam as diversas experiências culturais e o conhecimento do povo negro. O objetivo é fortalecer a cultura africana e afro-brasileira, destacando sua importância para a identidade nacional.
A programação inclui apresentações culturais, oficinas, minicursos, rodas de conversa, exibições de filmes e performances. Essas ações visam conscientizar os participantes sobre a importância do respeito e do combate ao racismo, ao preconceito e intolerância religiosa, além de dar visibilidade a cultura afro-brasileira. A programação completa pode ser acessada aqui.
As atividades são voltadas para comunidades quilombolas, grupos de religiões de matriz africana e afro-brasileira, movimentos culturais, bem como para a comunidade interna e externa à Universidade que tenham interesse pela temática. Em caso de dúvidas ou para mais informações entre em contato com a Ceec pelo e-mail ceecit@uesb.edu.br ou telefone (77)3261-8674.