A 3ª Roda de Conversa sobre Educação no/do Campo aconteceu nesta quarta, 21, no campus de Itapetinga, com docentes e estudantes das licenciaturas e da área de Agrárias. O evento, com natureza interdisciplinar, teve como temática “Terra, consciência e projeto de sociedade” para refletir sobre o projeto de educação atual do campo e as concepções de educação que podem ser implementadas.
Letícia Azevedo, docente vinculada ao Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) e mediadora do evento, explicou que a educação no/do campo emerge do chão campestre, conduzida pelos sujeitos. “Neste ano, nosso tema teve a proposição de problematizar o projeto de sociedade que temos e o que queremos”, afirmou a docente.
Além disso, ela alertou sobre a necessidade de reinventar a relação com a terra, já que a educação colonizadora, pautada pela concepção capitalista, produz o caos ecológico, assim como uma crise civilizatória que ameaça a vida nesse planeta.
Na roda, docentes dos diversos cursos, professores dos colégios locais e estudantes construíram o diálogo, com o intuito de formar uma rede eficiente de comunicação entre campo e cidade. Os participantes ressaltaram a importância de fortalecer as relações entre educadores e estudantes para desenvolver autonomia. “A educação do/no campo é formada por homens e mulheres de história, que engendram os movimentos sociais e suas bandeiras de luta em nosso país”, conclui a docente.