“Educação técnica e profissional: um modelo de formação para a reificação”. Esse foi o tema da palestra realizada na noite dessa quinta-feira, 30, que abriu o 2º Seminário em Educação do Campo e Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn), no campus de Vitória da Conquista.
A atividade foi conduzida pela professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Marize Carvalho. Segundo a docente, a palestra teve como objetivo entender as implicações das mudanças recentes que ocorreram na educação, como as alterações na Base Nacional Comum Curricular, a Reforma do Ensino Médio e o Programa Escola sem Partido na educação profissional. “Precisamos entender como isso aconteceu, porque diferente da Educação Básica, a Educação Profissional é a menina dos olhos do capital, porque interessa muito ao capitalismo oferecer aos trabalhadores uma formação parcial, elementar, específica mesmo para inseri-los no mercado de trabalho”, explicou a docente.
Nesse sentido, para ela, a academia precisa, constantemente, pensar sobre sua função no que diz respeito a formação profissional. “Qual é a função social histórica da academia? Ela tem que tomar uma posição. Para a universidade pública, a posição é a defesa de uma educação de qualidade, mais alargada para a classe trabalhadora”, defendeu a professora.
Para a professora Fátima Garcia, vinculada ao Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) e organizadora do evento, o Seminário tem como proposta abordar de forma mais ampla as questões que estão sendo pesquisadas pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino. “Nós pensamos nesse momento para qualificar, debater e também informar os nossos estudantes da graduação, especialmente dos cursos de licenciatura, como estão sendo feitas as pesquisas, como estão os seus níveis e quais são as temáticas que são abordadas pelo Mestrado, fazendo, assim, uma interseção entre a pós-graduação e a graduação”, comentou a coordenadora.
Novas discussões – Dando sequência às suas atividades, nesta sexta, 31, o Programa de Pós-Graduação em Ensino também promoveu o 3º Seminário Interno do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Conhecimento Científica, que abordou o tema “Educação do Campo e a Educação do golpe”.