Atendendo aos princípios do orçamento participativo, no que tange possibilitar a participação da comunidade nas decisões orçamentárias de uma instituição, a Uesb convida os membros da comunidade acadêmica para preencherem um questionário que visa fazer o levantamento das demandas e necessidades da Universidade. Para que essa participação seja possível, foram criados três instrumentos de coletas de informações direcionados a docentes, representações estudantis e servidores técnicos e analistas.
Os formulários, que devem ser preenchidos até 8 de julho, levam em consideração situações cotidianas e próximas à realidade da Instituição e abordam apenas atividades que geram algum impacto orçamentário. Cada público-alvo terá uma forma de acessar o formulário. Os docentes poderão acessar pelo Sagres, já os servidores técnicos e analistas receberão um link nos seus e-mails institucionais, assim como as representações estudantis.
Para esclarecimento de dúvidas sobre o preenchimento dos questionários, os docentes devem procurar a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), caso a dúvida seja sobre o acesso, ou a Assessoria de Planejamento (Asplan), se a dúvida for sobre o conteúdo. Os servidores técnicos e analistas podem procurar a Assessoria de Gestão de Pessoas (AGP) e os discentes devem entrar em contato com a Assessoria de Acesso, Permanência e Ações Afirmativas (Aapa).
Construção coletiva do orçamento – Essa é a primeira etapa para dar início às discussões sobre o orçamento, para o ano de 2020. Posterior a essa fase, a peça orçamentária será apresentada pela Administração, para que sejam realizadas audiências públicas. Em seguida, a Comissão de Avaliação do Orçamento do Conselho Universitário (Consu) fará exposição da proposta para que ocorram as discussões nos campi.
Após o processo de elaboração, a proposta será submetida à plenária do Consu para discussão e aprovação. De acordo com a orientação da Circular Proad/Asplan 004/2019, a medida vem conferir maior participação e transparência à construção da proposta, por isso, é importante que todos os membros da comunidade acadêmica participem, pois, só assim, é possível construir uma proposta que atenda às necessidades da Instituição e de seus membros.
Essa é uma iniciativa da Pró-reitoria de Administração (Proad), em conjunto com a Asplan e a Comissão de Avaliação do Orçamento do Consu. A medida visa atender ao cumprimento dos prazos constitucionais do ciclo orçamentário do setor público.