Fundada em 2020, a Septem Consultoria Jurídica, Empresa Júnior do curso de Direito da Uesb, vem contribuindo com a formação acadêmica dos estudantes e prestando serviços à comunidade. Composta por alunos da graduação, a organização atende micro e pequenas empresas e é a primeira desse perfil na região Sudoeste da Bahia. O projeto é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e integra o Movimento Nacional Empresa Júnior.
Dentre os serviços oferecidos aos micro e pequenos empreendedores, estão consultoria jurídica, registro de marcas e patentes, notificações extrajudiciais e elaboração de contratos. Sem fins lucrativos, todos esses serviços são ofertados com valor mais acessível que o mercado, e o dinheiro arrecadado é utilizado para custeio de cursos de capacitação, eventos e manutenção da entidade. “A Empresa Júnior não só capacita os estudantes, na medida em que os coloca em contato com o mercado de trabalho, como, também, presta serviços à sociedade por meio de serviços com preços mais acessíveis, sobretudo, para aqueles que estão iniciando no meio empresarial”, afirma o estudante Marcos Amaral, vice-presidente da Septem.
A Empresa Júnior atua no campo extrajudicial, ou seja, em ações que não são levadas à justiça perante um juiz e são intermediadas por advogados. No campo do Direito Preventivo, diz respeito à análise de fatores de risco com a finalidade de proteger determinada empresa legalmente. Todos os serviços oferecidos possuem amparo legal na Lei 13.267/2016, que regulamenta a criação e organização de empresas juniores vinculadas a instituições de ensino em todo o país.
Aprimoramento da formação – Os estudantes são orientados por um grupo de professores durante a execução das atividades. Professor de Direito Empresarial na Uesb e orientador da iniciativa, Luciano Sepulveda afirma que a experiência da Empresa Júnior é bem-sucedida, visto que “oportuniza o discente a viver a realidade do Direito Empresarial não contencioso e não judicial, que não são contemplados nos núcleos de prática, de modo que enriquece e amplia os horizontes dos futuros profissionais”.
Segundo a discente Gabriela Brito, presidente da Septem, “para os alunos, é uma grande oportunidade integrar um projeto com viés mais empresarial, diferente das outras atividades que são desenvolvidas durante a graduação de Direito”. Ela ainda pontua que a experiência adquirida por meio da vivência empresarial faz com que os estudantes adquiram as competências fundamentais para se tornarem empreendedores, além de possibilitar o fortalecimento de uma rede de contatos aberta com várias instituições e profissionais da área.
A Empresa Júnior de Direito da Uesb recebe alunos de todos os semestres, que podem ingressar por meio de processos seletivos, destinados aos graduandos do curso de Direito da Universidade. Os novos membros recebem capacitação e qualificação para a execução das atividades, organizadas a partir de diretorias.
A Septem Consultoria Jurídica funciona em horário comercial, em escritório físico, localizado no Núcleo de Práticas Jurídicas da Uesb, que fica situado na Avenida Genésio Porto, nº 760, bairro Recreio, Vitória da Conquista. Para outras informações, acesse o perfil da empresa no instagram, entre em contato pelo WhatsApp (77) 98137-1427 ou mande um e-mail para septemjr@gmail.com.