Para fornecer orientações sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2019, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Gerência Acadêmica, em parceria com as Assessorias Acadêmicas, estão promovendo uma série de encontros com coordenadores de cursos, professores e estudantes dos cursos que irão ser avaliados nesse ano. Estão incluídas no Enade 2019 as graduações vinculadas ao ano 1 do Ciclo Avaliativo do Exame, que envolvem os cursos de bacharelados nas áreas de conhecimento de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins; e cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo.
O primeiro encontro aconteceu nessa quarta, 7, no campus de Jequié. Pela manhã, a atividade foi voltada para os professores dos cinco cursos da área de Saúde do campus: Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia, cuja área está incluída no ano 1 Ciclo Avaliativo. Durante à tarde, o público-alvo foi formado por estudantes concluintes habilitados para fazer o Enade 2019.
Na oportunidade, o pró-reitor de Graduação, professor Reginaldo Pereira, explicou a metodologia do Exame, destacando a importância da avaliação para os formandos e para a Universidade. “A nossa ideia foi sensibilizar toda comunidade acadêmica da importância do Enade como instrumento de avaliação e regulação da educação superior no Brasil hoje. O desempenho dos estudantes no Enade faz parte de uma métrica importantíssima para a nota do curso e para a nota da instituição”, afirmou o pró-reitor.
Durante o encontro, foi apresentado o Guia Enade 2019, desenvolvido pela Prograd, que traz todas as principais informações referentes ao Exame. “Nós elaboramos esse Guia, em parceria com a Assessoria de Comunicação da Uesb, e nele apresentamos tudo que envolve o Enade. Então, esse material vai servir de base referencial para tirar dúvidas e colaborar em especial com os estudantes que terão que fazer a prova no mês de novembro”, comentou o professor.
O coordenador do curso de Farmácia, professor Daniel de Melo Silva, também reforçou a importância do Enade e do encontro promovido pela Prograd. “[Esse é um momento] para colocar para os alunos a importância que o Enade tem na integralização do curso, pois o Exame é componente curricular, não é opcional, é obrigatório”. Já o assessor acadêmico do campus de Jequié, professor Paulo Marcelo Teixeira, destacou que várias atividades estão sendo pensadas e desenvolvidas para mobilizar os estudantes que irão fazer a prova do Enade neste ano.
Nesse sentido, o pró-reitor de Graduação ressaltou que a expectativa é de que os cursos possam manter ou aumentar os seus conceitos junto ao Enade. Dessa forma, “consequentemente, vamos fortalecer e ampliar o conceito da Uesb, que hoje é um conceito quatro, o qual a coloca no patamar de uma das melhores instituições de Ensino Superior do Brasil”, conclui.
No dia 19 de agosto, o encontro acontecerá em Vitória da Conquista, o qual contará com a participação dos professores e alunos dos cursos de Medicina, Engenharia Florestal e Agronomia. Já no dia 27, será a vez de Itapetinga, que envolverá docentes e discentes dos cursos de de Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos e Zootecnia.