Na última sexta-feira, 10, aconteceu, no campus de Vitória da Conquista, o 1º Encontro de Educação Tutorial da Uesb, reunindo tutores e alunos dos três campi da Uesb. O encontro presencial finalizou o evento que se dividiu em duas partes, sendo a primeira realizada de forma online, no dia 10 de novembro de 2022.
A ação foi promovida pela Pró-Reitoria de Graduação, em parceria com os Grupos de Educação Tutorial da Uesb (PET/Mec, PET Saúde e Peti). A iniciativa contou, também, com a presença de alunos e tutores das universidades parceiras, como o Instituto Federal da Bahia (Ifba) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba).
A proposta foi refletir sobre o papel da educação tutorial no processo formativo e possibilitar a troca de experiências entre os Grupos de Educação Tutorial. “A educação tutorial é uma proposta importantíssima que fortalece o ensino da graduação, porque articula o Ensino, Pesquisa e Extensão e estimula o protagonismo do estudante”, destaca o professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de graduação da Uesb.
No turno da manhã, os petianos, como são chamados os alunos que fazem parte dos grupos PET, e seus tutores realizaram uma visita ao Museu do Kard, buscando realizar uma reflexão sobre a arte e a cultura. “O encontro foi pensado em uma perspectiva em que pudéssemos associar atividades artísticas e culturais, e, desse modo, tivemos essa oportunidade de visitar o museu e tivemos essa imersão em tudo o que um museu oferece”, explica Pereira.
Na ocasião, os petianos apresentaram seus relatos de experiência para a comunidade acadêmica. Os 30 trabalhos apresentados serão, posteriormente, reunidos em uma coletânea a ser publicada.
Fabiana Nascimento Santos é aluna do 7° semestre do curso de Engenharia de Alimentos, campus de Itapetinga, e integrante do Peti. Ela afirma que a experiência como petiana a deixa mais confiante para entrar no mercado de trabalho: “quando a gente sair daqui da Universidade, vamos estar mais preparados para trabalhar. A gente tem liberdade, a gente já tem uma experiência, pode tomar a iniciativa”, afirma.
Próximos passos – O encontro foi encerrado com uma plenária, reunindo os representantes de cada um dos 20 grupos de Educação Tutorial, avaliando as experiências trocadas ao longo do encontro, além dos planos para o futuro do Peti na Uesb e nas universidades parceiras.
No momento, o professor Reginaldo Pereira informou que a Uesb irá instituir, por meio de Portaria, o Comitê de Avaliação e Acompanhamento. “É um passo importantíssimo para, de maneira coletiva, a gente discutir, pensar, melhorar essa política da educação tutorial na nossa Universidade”. Os encontros de educação tutorial acontecerão anualmente, alternando entre os campi da Uesb. O próximo campus a realizar o encontro será o de Itapetinga.