Socializar pesquisas e refletir sobre inclusão educacional em diferentes contextos e territórios é um dos objetivos do 2º Encontro Interinstitucional de Pesquisa – Educação e Interculturalidades: entrelaces e tecituras colaborativas, que teve início na última quinta, 5, no Auditório da Biofábrica, campus de Vitória da Conquista. A atividade buscou refletir sobre a política para educação de adultos, ressaltando a experiência da política Skills for Life (habilidades para a vida) na Inglaterra e a experiência de formação de professores da University College London UCL Institute of Education.
O encontro, que também foi realizado nos dias 3 e 4 de julho na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), é uma iniciativa do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPeja/Uneb) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/Uesb), com organização de grupos de pesquisa das duas Instituições. “É um evento interinstitucional que busca tecer reflexões sobre formação de professores, fazer difusão de conhecimentos e pensar a possibilidade de parcerias entre as instituições participantes”, informou a professora Graça Costa, da Uneb, que é pós-doutoranda no PPGed e coordenadora do Encontro.
Convidado a compartilhar experiências, o professor David Mallows, da University College London UCL – Institute of Education, palestrou sobre formação de professores para o ensino de adultos e os desafios didáticos para incluir e manter esse público no contexto educacional escolar. Fazendo uma relação entre as realidades brasileira e inglesa, o docente destacou que há problemas semelhantes. “Na Inglaterra, a educação de adultos também é uma área mal desenvolvida e mal apoiada por governos e isso se vê em toda a Europa. Não venho aqui para mostrar como se faz para educar os adultos ou formar os professores, mas para refletir um pouco sobre a nossa experiência”, salientou Mallows.
O professor enfatizou ainda a importância de se integrar teoria e prática: “Não vale a pena simplesmente aprender sobre educação de adultos, tem que pôr em prática essas ideias, ter oportunidade pra fazer isso”. Ele acredita que o papel do docente dentro desse sistema educacional não é o único necessário, precisa ter a atuação de outros agentes. “Precisa ter mais papeis. O papel da pessoa que vai e alcança e convença o adulto que vai ser útil, da pessoa que caminha junto e que pode dar apoio emocional e social pra que esse adulto continue e se esforce para não deixar o curso”, defendeu Mallows. Segundo o docente, o estudante adulto não vai à escola aprender alguma coisa que não ache importante e necessário. Além disso, ele tem outras prioridades acima da escola como família e trabalho.
O professor Cláudio Pinto, coordenador do PPGed, explicou a importância do debate sobre a formação docente. “Há muitos desafios que se renovam para a formação dos professores e para a educação em geral. Os avanços e as dificuldades que se apresentam no contexto educacional demandam professores com uma formação também atualizada. A discussão é sempre atual, por isso, nós defendemos uma formação que seja pautada na profissionalização, que é a formação inicial, mas que tenha também uma formação que é continuada”.
Segundo o docente, a terceira edição do Encontro acontecerá em Barcelona e a quarta, em Londres. Para saber mais detalhes, entre em contato com o PPGed por meio do número (77) 3424-8749 ou pelo e-mail ppged@uesb.edu.br.