Estabelecer o diálogo com outras universidades é um dos mecanismos de estimular novas visões sobre o conhecimento. Nesse sentido, o campus de Vitória da Conquista recebeu na tarde desta quinta, 20, o professor Arlúcio da Cruz Viana, docente da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Promovido pelo Colegiado do curso de Matemática, o encontro trouxe a discussão sobre a teoria matemática “O Cálculo Fracionário” e suas aplicações. Além disso, o momento possibilitou o diálogo sobre formação profissional, especialmente, na área acadêmica.
Formado em 2007, no curso de Matemática da Uesb, Arlúcio integra, atualmente, o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFS. A possibilidade de formação em cursos de mestrado e doutorado como futuro profissional do licenciado em Matemática esteve em pauta.
“Voltar a Uesb é uma alegria muito grande, porque a gente constrói uma história de vida na graduação. Ter a oportunidade de conversar com alunos da graduação, como eu fui um dia, e, de certa maneira, inspirar ou incentivá-los a continuar seus estudos, é uma oportunidade única”, declarou.
Coordenador do curso, o professor Altemar Brito Lima, do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Uesb, destacou essa troca de experiências entre gerações e universidades. “É importante o diálogo entre as universidades por uma questão de intercâmbio. O bacana dessa palestra é trazer um aluno da casa e apresentá-lo para os alunos de hoje, para dialogar”, pontuou.