Com o intuito de aproximar a administração da Uesb à comunidade acadêmica, a Reitoria está realizando uma série de encontros nos três campi da Universidade. No primeiro ciclo, realizado no início do semestre letivo 2018.1, os encontros tiveram como objetivo apresentar a equipe que passou a compor as pastas da Instituição, bem como as questões orçamentárias da Uesb.
Segundo o reitor da Universidade, professor Luiz Otávio de Magalhães, esses encontros serão constantes, pois a intenção é que haja mais espaços onde possam ser apresentados temas para ampla discussão antes de serem tomadas as deliberações. “Fizemos uma avaliação e decidimos que é fundamental para a vida acadêmica da Universidade a circulação de informações e a criação de espaços de debate. Por isso, além dos espaços formais – fóruns setoriais, plenárias e conselhos superiores –, teremos com regularidade reuniões nos campi para tirar dúvidas e esclarecer pontos de pauta que envolvam a Universidade”, destacou o reitor.
O segundo ciclo de encontros, realizado nesta quinzena, teve um cunho mais acadêmico, quando foram discutidos assuntos emergenciais que estarão nas pautas das reuniões do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe) e do Conselho Superior Universitário (Consu): Vestibular e acesso aos cursos de graduação; Política Institucional da Educação à Distância e propostas de ofertas de novas turmas; Política Institucional de Internacionalização; Processos Administrativos relacionados à política de cotas adicionais de vagas para acesso aos cursos de graduação; Acesso de portadores de diploma de nível superior às graduações e Orçamento 2018-2019.
“Estamos querendo otimizar o funcionamento dos conselhos indo para os campi fazer um debate, levando as informações para que ajude os conselheiros e toda comunidade a fazer as discussões nas suas plenárias e aí sim nos conselhos poderemos ter participações mais efetivas para conseguirmos avançar nessas questões importantes”, explicou o vice-reitor, professor Marcos Henrique Fernandes.
Já o assessor acadêmico e administrativo do campus de Itapetinga, professor Dimas Oliveira, afirmou que a gestão quer diálogo e transparência com a comunidade. “Os pontos de pauta que discutimos nessas reuniões – como vestibular, internacionalização da Uesb, planejamento orçamentário – afetam todos os campi e precisam de deliberação com urgência. O nosso intuito é externar com o corpo universitário – docentes, técnicos e alunos – nossas preocupações para evitar transtornos futuros”, ressaltou Oliveira.
Nesse sentido, para o professor Nemésio Matos de Oliveira Neto, assessor acadêmico e administrativo do campus de Jequié, esses encontros são relevantes por estreitar as relações com a comunidade acadêmica como um todo, já que amplia a participação de docentes, técnicos e alunos na discussão de questões tão significativas para o futuro da Uesb. “Esse encontros são importantes para estreitar as relações, sobretudo com os campi de Jequié e de Itapetinga e, sobretudo, por discutir os pontos mais importantes, os pontos estruturantes da Universidade”, pontuou Neto.