Assessoria de Comunicação da UESB - tel:77 3424.8645

Abertura do Encontro aconteceu no Salão do Júri da Uesb, campus de Vitória da Conquista (Foto: Nais)
A formação continuada é um dos pilares da Uesb com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento institucional. Uma das ações é a formação de instrutores, que visa interiorizar as capacitações de servidores públicos que atuam em órgãos estaduais. Nesse sentido, a Uesb realiza, durante os dias 25 e 26 de fevereiro, o 1º Encontro de Instrutores 2026, com o tema “Formação e prática dos instrutores para um ensino inovador, colaborativo e sustentável”.
Segundo Jacqueline D’Esquivel, gerente do Núcleo de Atenção ao Servidor (Nais), esse encontro não é apenas uma atividade técnica, mas uma prática estratégica, pedagógica e política que impacta diretamente o dia a dia dos servidores. As temáticas que integram a programação contribuem para a formação de novas perspectivas e para a transformação da realidade.
“A gente vive um tempo que nos convoca a repensar práticas, metodologias e posturas. Por isso, temos as temáticas em torno do desenvolvimento sustentável, os objetivos desse desenvolvimento, as práticas antirracistas, a discussão em torno da inclusão, da diversidade territorial e cultural”, explica a gerente. Segundo ela, as discussões servem para fomentar o repertório e provocar a criação de novas práticas formativas.

Tatiana Porto, assessora na Uneb, é uma das palestrantes do Encontro
Diante da temática sobre desenvolvimento sustentável, a palestrante Tatiana Porto, assessora da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), pontuou questões sobre a agenda 2030 e como isso dialoga na rotina de uma universidade. Segundo ela, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são macros e englobam todas as esferas da sociedade, como desenvolvimento social e econômico, saúde, educação e outros.
“Tudo que nós fazemos hoje na universidade está interligado com os ODS. Trazendo esses objetivos para uma universidade, estaremos fazendo de forma consciente, com ações mais canalizadas” explica a assessora. Um dos pontos explanados é que o instrutor, ao montar um projeto, irá identificar como esse curso está vinculado ao ODS e, a partir daí, alinhar de forma estratégica para “de fato trazer uma transformação da realidade”, disse.

(Foto: Nais)
Francisco Ângelo de Almeida é instrutor da Uesb e, atualmente, está lotado na Assessoria de Gestão de Pessoas (AGP). De acordo com o servidor, o evento é um marco no sentido de propiciar troca de saberes a respeito da função de instrutor. Segundo ele, essa função exerce o papel de ampliar e difundir o conhecimento no âmbito universitário. “É importante conhecer novas técnicas de instrutoria e confraternizar com colegas de outras instituições”, defendeu.
O Encontro se estende até o dia 26 de fevereiro, com programação no campus de Vitória da Conquista. Os participantes ainda terão contato com diferentes conteúdos em formato de palestras, rodas de conversas e oficinas.
Novas atividades – Nos próximos dias 23 a 27 de março, será realizado o Curso Básico de Formação de Instrutor Interno, no campus de Vitória da Conquista. A atividade é voltada para servidores dos três campi da Universidade e organizada pelo Nais, por meio da Assessoria de Gestão de Pessoas (AGP).
Outras informações podem pelo e-mail nais@uesb.edu.br ou pelo telefone (77) 3424-8706.