Para os que pretendem ingressar, neste ano, nos cursos de pós-graduação (stricto sensu e latu sensu) da Uesb, as condições para o desenvolvimento das atividades acadêmicas estão diferentes. Por conta do distanciamento social como medida preventiva necessária contra o contágio e propagação da Covid-19, os processos de seleção estão ocorrendo de forma remota e a oferta de componentes curriculares obrigatórios ou optativos estão sendo desenvolvidos no modelo de Ensino Remoto Emergencial (ERE), conforme regulamentado pelo Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe).
Para quem ainda tem dúvidas, o ERE consiste em um conjunto de atividades de ensino que se fundamenta no uso de plataformas virtuais e mídias sociais de longo alcance, assim como na inserção de ferramentas auxiliares e na introdução de práticas pedagógicas inovadoras. Assim, todo o processo seletivo para entrada de alunos especiais ou regulares na pós-graduação, além das atividades de orientação e bancas de qualificação e de defesa de dissertações e teses, ocorrem, atualmente, de forma remota.
Além disso, no final de 2020, a pós-graduação latu sensu (cursos de Especialização) foi regulamentada por meio da Resolução 34/2020, que oferece condições muito parecidas com as da stricto sensu, guardadas as peculiaridades de cada modalidade de ensino.
Adaptações na prática – De acordo com o professor Rafael Fontan, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos (PPGECAL), desde abril de 2020, foi elaborado um calendário de retomada das atividades de aula amparado pela Resolução Consu 03/2020, que já permitia a manutenção de aulas de maneira remota na pós-graduação. “Conduzimos, desse modo, o nosso primeiro semestre letivo de 2020, com um oferecimento escalonado das disciplinas para evitar a sobrecarga de conteúdos distintos a serem estudados pelos nossos discentes”, explica.
Apesar do desafio de receber novos alunos em um ambiente educacional inteiramente remoto, o professor destaca a possibilidade de interação com outras universidades, que esse modelo de ensino permitiu. “Foi o que aconteceu, por exemplo, com o Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em que diversos alunos do nosso Programa cursaram disciplinas lá e vice-versa, entre outras universidades”, comenta Fontan.
Raphaela Ferraz Figueiredo é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade. Para ela, após superar as dificuldades de adaptação do início do Ensino Remoto, a experiência passou a ser positiva. “É sempre importante dizer que existem diversas realidades e, com isso, alguns alunos têm mais dificuldades e outros menos. No meu caso, considero a principal vantagem conseguir organizar meus horários: dividir meu tempo entre os estudos, pesquisa e outras atividades diárias. Apesar de todos os problemas devido a pandemia, o Programa teve um planejamento para oferecer as disciplinas e cumprir o calendário estabelecido”, conta.
Segurança e qualidade – Para possibilitar a continuidade das atividades de pesquisas, os programas de pós-graduação da Uesb adotaram medidas preventivas de segurança. Uma série de adaptações foram feitas nos projetos que estão em andamento, por exemplo, para que a qualidade dos trabalhos pudessem ser asseguradas.
De acordo com o professor Robério Rodrigues, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uesb, a realização das atividades experimentais de pesquisa foram conduzidas pela coordenação de cada Programa conforme as necessidades dos discentes, principalmente aquelas envolvendo seres vivos. Além disso, todos os procedimentos seguiram as recomendações de segurança: “muitas pesquisas continuaram sendo desenvolvidas, seguindo os protocolos de biossegurança e com rodízio nos laboratórios”, ressalta.
O pró-reitor sublinha ainda que, superada a dificuldade da ausência de convívio social e a adaptação ao ERE, o saldo da pós-graduação na Universidade é positivo e as atividades acadêmicas de 2021 começam em março.
Acesse o site do ERE para mais informações sobre o Ensino Remoto na Uesb.